Luka Mucic continuará em funções até, no máximo, ao início de 2026, garantindo uma transição faseada.
Comentários: 0
Luka Mucic
Getty images

Num movimento inesperado, Luka Mucic vai abandonar o cargo de diretor financeiro da Vodafone para assumir a presidência executiva da Vonovia, uma das maiores empresas imobiliárias da Europa. A saída, confirmada pela operadora britânica, apanhou o mercado de surpresa e levou as ações da Vodafone a recuarem 1,4%.

Mucic, de 53 anos, esteve menos de três anos na Vodafone, onde foi nomeado CFO em setembro de 2023, após uma carreira marcante na SAP, escreve a Reuters. A sua saída acontece num momento sensível para a Vodafone, especialmente na Alemanha — o seu maior mercado —, onde a empresa enfrenta uma quebra nas receitas de serviços, agravada pelo fim de contratos de TV paga em blocos residenciais. Em fevereiro, os resultados dececionantes no país fizeram cair as ações em mais de 6%.

A mudança de Mucic para a Vonovia é vista como um passo estratégico para a sua carreira, regressando à Alemanha natal para liderar uma empresa a tentar recuperar de uma crise que abalou todo o setor imobiliário europeu. “Estou entusiasmado com este novo desafio e tenho plena confiança no futuro da Vodafone”, afirmou, em comunicado.

A operadora britânica, que apresentará os seus resultados anuais a 20 de maio, garantiu estar a conduzir uma “rigorosa” procura por um sucessor. No entanto, os analistas alertam que o timing e o contexto poderão dificultar a atração de talento de topo. Para já, Mucic continuará em funções até, no máximo, ao início de 2026, garantindo uma transição faseada.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta