Estratégia passa por identificar terrenos com viabilidade construtiva e fomentar sinergias entre setores público e privado.
Comentários: 0
habitação acessível na Madeira
Freepik

O Governo Regional da Madeira prevê alocar 143 milhões de euros ao setor da habitação na proposta de Orçamento para 2025, revelou esta segunda-feira o secretário regional das Finanças, Duarte Freitas. A estratégia orçamental para o próximo ano coloca a habitação no topo das prioridades políticas, numa tentativa clara de mitigar o défice habitacional que se faz sentir na região.

De acordo com Duarte Freitas, até ao final de 2024 estarão concluídos 370 fogos, dos quais 25 já foram entregues. A previsão aponta ainda para a entrega de mais 290 habitações ao longo de 2026, no âmbito de empreendimentos que se encontram já em fase de execução.

Casas com preços acessíveis na Madeira, a nova meta do Governo Regional

Com o objetivo de imprimir maior celeridade ao ritmo de construção, o Executivo madeirense irá avançar com a criação de uma ‘task force’ dedicada exclusivamente à área da habitação. Esta equipa multidisciplinar terá como missão identificar terrenos com viabilidade construtiva e fomentar sinergias entre os setores público e privado.

Este reforço do investimento público insere-se num contexto de pressões crescentes sobre o mercado imobiliário regional, onde a escassez de oferta de habitação acessível tem vindo a acentuar-se, penalizando sobretudo os agregados de rendimento intermédio e baixo. 

As propostas de Orçamento Regional e Plano para 2025 serão discutidas em plenário no parlamento madeirense entre os dias 16 e 20 de junho, segundo a Lusa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta