Férias de verão lá fora? Se estás a preparar a tua próxima viagem de avião, há uma etapa que não deves ignorar: saber exatamente o que podes (e não podes) levar contigo num voo.
Para garantir que passas pelos controlos de segurança sem surpresas desagradáveis e evitas multas ou o confisco de objetos, deves saber quais as regras sobre artigos proibidos, tanto na bagagem de mão como na de porão.
- O que não se pode levar na cabine do avião (bagagem de mão)?
- Posso levar um powerbank no avião?
- O que não se pode levar na bagagem de porão?
- Pago multa se transitar com um artigo proibido e perigoso a bordo?
- Que perguntas poderão ser feitas pelo pessoal de segurança no aeroporto?
- Comida e líquidos são proibidos num avião?
O que não se pode levar na cabine do avião (bagagem de mão)?
Na bagagem de mão é completamente proibido transportar qualquer objeto que possa representar um risco para a segurança do voo, para os passageiros ou para a tripulação. Entre os artigos que não podes levar estão:
- Pistolas, armas de fogo e dispositivos que disparem projéteis: armas de fogo de qualquer tipo, como pistolas, revólveres, espingardas, armas de pressão de ar e CO2, pistolas de sinais, bestas, arcos e flechas, armas de caça submarina, fundas e fisgas. Também são proibidas armas de brinquedo, réplicas ou imitações que possam ser confundidas com armas reais, assim como componentes de armas (exceto miras telescópicas);
- Dispositivos neutralizantes: dispositivos destinados a atordoar ou imobilizar, como pistolas elétricas de choque, tasers, bastões elétricos, dispositivos para atordoar animais e gases ou aerossóis incapacitantes, como gás pimenta, gás lacrimogéneo e outros químicos semelhantes;
- Objetos pontiagudos ou cortantes: objetos com pontas afiadas ou lâminas cortantes, como facas (incluindo tipo x-ato), facas com lâminas superiores a 6 cm, lâminas de barbear, tesouras com lâminas maiores que 6 cm, machados, picadores de gelo, espadas, sabres e equipamento de artes marciais cortante ou pontiagudo;
- Ferramentas de trabalho perigosas: ferramentas que possam causar ferimentos graves ou serem usadas para ameaçar a segurança, como pés-de-cabra, berbequins, chaves de fendas, cinzéis, serras (incluindo elétricas portáteis), maçaricos e pistolas de pregos ou cavilhas;
- Instrumentos contundentes: objetos que possam ser usados para agredir fisicamente, como tacos de basebol, bastões, matracas, cassetetes e equipamento de artes marciais contundente;
- Explosivos, substâncias e dispositivos incendiários: materiais explosivos e inflamáveis, incluindo munições, cartuchos, detonadores, minas, granadas, fogo-de-artifício, geradores de fumo, dinamite, pólvora e explosivos plásticos. Também são proibidas réplicas ou imitações destes engenhos explosivos.
Posso levar um powerbank no avião?
Quem voa com frequência sabe que os powerbanks são importantes para manter os telemóveis e os tablets carregados durante viagens longas ou com escalas. No entanto, embora sejam permitidos nas companhias aéreas, devem cumprir regras específicas.
Os powerbanks só podem ser transportadas na bagagem de mão, nunca no porão, devido ao risco de incêndio provocado pelas baterias de lítio. Além disso, a capacidade máxima permitida costuma ser até 100 Wh, e dispositivos com capacidade superior exigem uma autorização prévia da companhia aérea.
Para evitar surpresas no controlo de segurança, é fundamental que a capacidade da bateria esteja visível no dispositivo ou na embalagem, caso contrário, o powerbank poderá ser retida.
Na hora de escolher, convém optar por modelos compactos, com saídas compatíveis com os teus dispositivos (USB-C para os mais recentes, USB-A para os mais antigos) e com um comprimento de cabo que facilite o uso durante o voo.
O que não se pode levar na bagagem de porão?
Na bagagem de porão é proibido transportar qualquer tipo de material, substância ou dispositivo que represente risco para a segurança do avião, passageiros e tripulação. Entre os artigos que não podes levar estão os seguintes:
- Explosivos e artigos pirotécnicos: incluem munições, cartuchos explosivos, detonadores, espoletas, minas, granadas, dinamite, pólvora, explosivos plásticos, fogo-de-artifício e outros artigos pirotécnicos que possam provocar explosões ou incêndios;
- Dispositivos incendiários e geradores de fumo: qualquer equipamento ou substância que possa causar incêndios, como geradores de fumo, isqueiros grandes (não para uso pessoal), líquidos inflamáveis, gases comprimidos e materiais altamente inflamáveis;
- Armas e munições: além das munições mencionadas, armas de fogo, armas brancas, e armas incapacitantes, como tasers ou armas de choque elétrico, são estritamente proibidas na bagagem despachada;
- Baterias e equipamentos com baterias: especialmente baterias de lítio, como powerbanks e dispositivos eletrónicos com baterias internas, que apresentam risco de sobreaquecimento e incêndio. Como referido acima estes devem ser transportados na bagagem de mão para garantir controlo e intervenção imediata em caso de incidente.
Pago multa se transitar com um artigo proibido e perigoso a bordo?
Sim, transportar artigos proibidos e perigosos a bordo de um avião pode resultar em multas e outras sanções legais. As autoridades de aviação civil, como a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) em Portugal, estabelecem regulamentos rigorosos sobre o que pode ser transportado em voos comerciais. A violação dessas normas pode levar à apreensão dos itens, multas administrativas e, em casos mais graves, processos judiciais.
Além das sanções administrativas, o transporte de artigos proibidos pode comprometer a segurança do voo, colocando em risco a integridade da aeronave e dos passageiros. Para evitar problemas, deves consultar as diretrizes da companhia aérea com a qual estás a viajar ou conhecer as regras do país de destino do voo.
Que perguntas poderão ser feitas pelo pessoal de segurança no aeroporto?
Durante o controlo de segurança do aeroporto, é normal seres abordado com algumas perguntas para garantir a segurança do voo. Estas questões servem para confirmar que sabes o que transportas e que não estás, mesmo sem querer, a levar algo proibido. Habitua-te com estas perguntas antes da viagem:
- Esta mala é tua?
- Foste mesmo tu a fazer a mala?
- Estás a transportar algum objeto ou encomenda para outra pessoa?
- Alguém teve acesso ou tocou na bagagem depois de ter sido feita?
- Transportas algum dispositivo eletrónico ou equipamento elétrico?
- Estás a transportar líquidos, alimentos ou medicamentos?
- Tens algum artigo cortante ou perfurante (como tesouras, canivetes ou lâminas)?
- Tens alguma bateria externa (powerbank) ou equipamento com bateria de lítio na bagagem?
Comida e líquidos são proibidos num avião?
Quem viaja de avião pode, sim, levar comida na bagagem de mão e na bagagem de porão, mas existem regras específicas.
Na cabine são permitidos alimentos sólidos como sandes, fruta, frutos secos ou bolachas, desde que não contenham recheios líquidos ou pastosos (como molhos, compotas ou cremes).
Já os líquidos e produtos com consistência semelhante, como iogurtes, queijos moles, sopas ou pastas, só podem ser transportados em embalagens de até 100 ml, dentro de um único saco transparente com fecho (20 x 20 cm).
Produtos dietéticos e alimentos para bebés, como papas ou biberões, podem ultrapassar esse limite, desde que declares a sua necessidade durante o controlo de segurança. Medicamentos líquidos também são permitidos, idealmente acompanhados por uma declaração médica.
Na bagagem de porão tens mais liberdade para transportar comida, incluindo líquidos e frascos com capacidade superior a 100 ml. No entanto, tem em atenção ao tipo de alimento e ao destino para o qual viajas, porque alguns países, como os Estados Unidos, Austrália ou Nova Zelândia, impõem restrições rigorosas à entrada de produtos alimentares.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta