
o edifício living foz, no porto, venceu o prémio internacional de arquitectura “leaf awards 2011”, na categoria young architect of the year. paulo fernandes, autor do projecto (do atelier demm), considera que se trata de uma distinção “muito importante, porque demonstra o reconhecimento do que se faz da habitação” em portugal, até porque, adianta, os “trabalhos comerciais são raramente premiados”
de acordo com o jornal público, o edifício tem 40 apartamentos, que estão distribuídos por sete andares, e tem varandas a toda a volta, sendo rodeado por uma área de jardim. a sua forma geométrica faz com que pareça composto por um conjunto de placas sobrepostas de forma irregular, criando reentrâncias e desacertos. na opinião do jovem arquitecto (28 anos), o projecto é resultado “de uma nova abordagem na arquitectura dentro do que se faz na habitação”
segundo paulo fernandes, um dos aspectos que o júri destacou foi precisamente o “princípio geométrico das fachadas” e a forma como este se estende aos arranjos exteriores, “criando espaços de circulação, de afastamento e de paragem”
sublinhe-se que a construção do edifício gerou alguma polémica, devido à volumetria da obra. os vizinhos contestaram e a câmara do porto chegou a decretar o embargo da empreitada, no final de 2010, na sequência de uma decisão judicial. entretanto tudo acabou pode se resolver
1 Comentários:
e o preço de cada apartamento??...barato não é...!!!!
Para poder comentar deves entrar na tua conta