Comentários: 0

A saída da Grécia da Zona Euro continua a ser rejeitada e haver uma concertação de esforços internacional para que tal não aconteça. Mas e se acontecer? Como é que os mercados vão reagir ao abandono da Grécia à moeda única? Esta é uma das dúvidas que mais inquietam os investidores neste momento. 

Apesar de ainda não ser certo o abandono grego, esta é uma hipótese cada vez mais provável, segundo escreve o Notícias ao Minuto, frisando que para a qual a maior parte das empresas de análise e gestão financeira já está a preparar-se.

A falência, diz ainda o site noticioso, é território desconhecido, mas especialistas estão preparados para várias possibilidades. Analistas esperam contágio, mas impacto deverá ser menor do que os pedidos de ajuda externa dos últimos anos.

Ao longo das últimas semanas, os efeitos do chamado ‘Grexit’ ainda não estão a fazer-se sentir, apesar de uma subida dos juros das dívidas soberanas, que levou a um afastamento dos valores mais baixos de sempre registados no início deste ano. 

Graças à experiência adquirida depois da crise de 2008, as agências financeiras estão agora mais preparadas para lidar com as consequências do possível incumprimento grego. A bancarrota seria, ainda assim, “stressante” para a Zona Euro, afirma o JP Morgan.

Alguns especialistas estão preocupados com uma venda generalizada de ações, que levariam a uma descida acentuada das bolsas e com um possível aumento dos juros da dívida, que tornariam difícil o financiamento dos Estados. Para contrariar essas tendências, as instituições europeias seriam essenciais.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta