Comentários: 0
A surpreendente história da fortaleza inexpugnável que parecia flutuar sobre a água

Em 1385, Inglaterra e França estavam “mergulhadas” na Guerra dos Cem Anos e o rei Ricardo II temia uma invasão terrestre. O Castelo de Bodiam seria uma fortaleza inexpugnável e evitaria o avanço das tropas francesas rumo a Londres. Rodeado de um enorme fosso de água e com torres altíssimas para os arqueiros, devia ser uma de defesa chave para a coroa inglesa.

A costa sul de Inglaterra, onde o Castelo de Bodiam foi construído, vivia sob constante ameaça devido à possível ofensiva das tropas gaulesas. Mas a dita invasão nunca aconteceu e este nunca foi um cenário de guerra. Se tal acontecesse, e com o avançar das tropas francesas, teria seguramente caído como um castelo de cartas.

Bodiam não era mais que uma “decoração” para enganar o inimigo. A realidade é que o castelo foi construído em menos de um ano, com tudo o que isso implicou. Os muros, por exemplo, eram muito mais finos que o esperado para uma fortaleza, já que tinham apenas 60 centímetros.

Além disso, o interior deste exemplo típico de castelos medievais era composto por acolhedoras casas e não por “quarteis militares”, pelo que além da sua aparência intimadora e do seu fosso nada tinha de fortaleza inexpugnável.

De referir que quem visita atualmente a região de East Sussex pode conhecer este enorme edifício de pedra que, em tempos, parecia flutuar sobre a água.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade