Comentários: 0
O edifício “grávido”

O interesse dos japoneses pela arquitetura criativa é bem conhecido. E não é por acaso que o Japão é, juntamente com os EUA, o país com mais vencedores de prémios Pritzker. Nesse sentido não podemos ficar admirados ao saber que existe em Tóquio um edifício “grávido”. O imóvel tem 87 m2 divididos em dois andares. O que mais chama a atenção neste edifício é a “barriga” que existe na sua fachada.

Este recurso arquitetónico não é apenas um exercício de estilo, já que é um elemento chave no design da casa. Segundo revela no seu site o arquiteto Hiroshi Nakamura, o “principal problema era que o edifício estava cercado de todos os lados exceto por um, o que fazia com que fosse quase impossível a luz entrar nos quartos”.

Para solucionar este problema, Nakamura teve a ideia de colocar um vidro no telhado e curvar um das paredes da fachada para que a luz “deslizasse” por ela e se dirigisse para o interior da casa. A “barriguinha” deste edifício “grávido” fez com que a sala de 30 m2 pudesse receber luz natural.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta