Comentários: 0
O sonho impossível de um espanhol na Austrália que foi devorado pela selva
autorizado

O espanhol José Paronella tinha um sonho. Em 1913 abandonou a Catalunha com destino à Austrália para enriquecer e poder casar com a sua amada Margarita. Durante 11 anos trabalhou arduamente. Começou por cortar cana de açúcar, mas depressa comprou uns hectares e tornou-se ele próprio produtor. Foi proprietário de várias fábricas e construiu um império. Vendeu tudo o que tinha em 1924 e regressou a Espanha.

José e Margarita casaram-se um ano depois e foram de lua de mel para... a Austrália. Apaixonaram-se por um terreno com cerca de cinco hectares e compraram-no em 1929 por apenas 120 libras (130 euros). Primeiro construíram uma pequena casa para viver, que depois se transformou num castelo.

O resto do terreno foi convertido em maravilhosos jardins, que abriram ao público em 1935. José Paronella plantou 7.000 árvores com as próprias mãos. Mas, na verdade, apenas pode desfrutar do seu sonho durante 11 anos, já que em 1946 um deslizamento de terras provocado pelas cheias que afetaram a zona destruíram parte da propriedade. Um desastre do qual Paronella nunca recuperou. E acabou por morrer de cancro dois anos depois.

Margarita ainda tentou manter vivo o sonho do marido durante uns anos, mas em 1977 acabou por vender a propriedade. E pouco tempo depois um incêndio acabou por arrasar o edifício principal. Uma catástrofe que foi o início do fim da propriedade, já que o ciclone Wilfred destruiu-a totalmente em 1986. Depois ainda houve mais cheias e inundações, em 1994, e um furacão, em 2006. Até que ficou abandonado.

Em 2009, na sequência de um ambicioso projeto de recuperação, conseguiu-se que fosse recuperado parte do atrativo principal do Paronella Park – embora ainda com um certo ar decadente – e, com isso, já se pode o espaço, localizado perto de Queensland.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta