
Se queres viver na cidade com melhor qualidade de vida do mundo, prepara-te para emigrar para bem longe. Terás mesmo de mudar de continente. A cidade australiana de Melbourne voltou a repetir pelo sétimo ano consecutivo o lugar cimeiro onde se vive melhor em todo o planeta, de acordo com a nova edição do jornal The Economist. E, mais uma vez, três cidades australianas e três canadianas arrebatam as primeiras posições, onde se "colou" Viena de Aústria em segundo lugar.
Os ataques terroristas, os conflitos armados e a crise económica têm vindo a determinar este índice nos últimos anos. Aliás, entre 140 cidades analisadas, 98 delas têm vindo a cair desde 2007. Para determinar os resultados, o estudo tem em conta 30 fatores relacionados com a segurança, saúde, meio ambiente, educação, infraestruturas e desenvolvimento das cidades.
O top 10 das cidades com melhor qualidade de vida do planeta mantém-se invariável com Melbourne (Austrália) à cabeça, com 97,5 pontos sobre 100. Logo depois vem Viena (Áustria) e Vancouver (Canadá). Entre as urbes que melhoraram estão Teerão (Irão), Dudabi (EUA), Abidján (Costa do Marfim, Harare (Zimbabué) e Colombo (Sri Lanka), ainda que muitas continuem a estar entre as mais perigosas do globo.
No outro extremo, a lista das 10 cidades com qualidade de vida mais baixa destaca-se pelos conflitos armados e sérios problemas de sobrepopulação. Kiev é a pior cidade europeia para vier e a Síria a mais perigosa do mundo. Seguida por Lagos (Nigéria) e Trípoli (Líbia).
Para poder comentar deves entrar na tua conta