
Cansados das cores cinzentas e dos tons avermelhados dos tijolos que durante décadas tomaram conta dos edifícios, arquitetos e designers de todo o mundo decidiram atrever-se a utilizar cores mais fortes nas suas obras. Os resultados são incríveis e mostram como é possível tirar partido do potencial dos edifícios, tornando-os mais ousados e divertidos.











Estes são os 10 edifícios mais caros do mundo
Não importa em que parte do mundo um edifício é construído. Sabemos sempre o momento em que ele começa a nascer, mas nunca sabemos o momento em que fica finalmente concluído. Entre o colocar da primeira pedra e a sua inauguração podem surgir múltiplos problemas, que farão aumentar o preço inicial. Estes são os 10 edifícios mais caros do mundo. Curioso?
Os edifícios brutalistas têm os dias contados... graças ao "boom" do imobiliário
Os anos 70 parecem já não estar na moda e a verdade é que os símbolos arquitetónicos desses anos estão a desaparecer, especialmente nas cidades que vivem as maiores bolhas imobiliárias. O hotel Empire Landmark, por exemplo, acaba de ser fechado em Vancouver, no Canadá. Trata-se de um edifício de quase meio século, referente à época do brutalismo, um estilo arquitetónico perseguido, amado e odiado.
10 edifícios reais que parecem ser de ficção científica
Naves espaciais, pratos voadores, esconderijos para vilões... Às vezes a realidade supera a ficção. Até ao ponto que, à volta do mundo, podemos encontrar algumas construções que, ainda que tenham um aspeto de cenários de filmes como a 'Guerra das Estrelas', 'Batman', 'Matrix' ou outros êxitos de Hollywood, são totalmente reais.
Demolição controlada na China: 36 edifícios destruídos em apenas 20 segundos
A China executou, no final de julho, aquela que terá sido até ao momento a maior demolição controlada da sua história. Cerca de 36 edifícios foram dizimados em menos de 20 segundos na cidade chinesa de Zhengzhou, na província de Henan. Para esta rápida demolição foram necessárias cerca de 2,5 toneladas de dinamite.
Portugal resiste entre os países mais livres do mundo em 2025
Pelo 19º ano consecutivo, o estado da liberdade deteriorou-se a nível mundial. A organização de defesa dos direitos humanos Freedom House elabora uma classificação anual do nível de liberdade a nível mundial, que analisa 195 países e 13 territórios. A Finlândia, a Nova Zelândia, a Noruega e a Suécia registam os níveis de liberdade mais elevados do mundo, graças a uma política multipartidária forte e a um sistema judicial independente. A deterioração das instituições democrá
Taxas de juro descem na Rússia para 18% com inflação em queda
O banco central russo reduziu na sexta-feira, dia 25 de julho de 2025, as taxas de juro em dois pontos percentuais, fixando-as nos 18%, na sequência de uma desaceleração da inflação e de críticas vindas de outros intervenientes económicos e do próprio Governo. A decisão de cortar novamente os juros foi sustentada pela melhoria dos principais indicadores económicos, nomeadamente a inflação, atualmente nos 9,2%, um recuo face aos 10,34% registados no início de março.
Líderes do saber: os países com maiores níveis educacionais
A prosperidade de um país está frequentemente ligada ao nível de educação da sua população em idade ativa. Quanto mais elevado for o nível de educação, maior será a capacidade de produtividade, inovação e maior apoio ao crescimento económico do país. O gráfico de um estudo de 2023 da CBRE Research mostra os países com as populações mais instruídas, medido tanto pelo número como pela proporção de adultos com idades compreendidas entre os 25 e os 64 anos com um diploma unive
Para poder comentar deves entrar na tua conta