
É no centro agitado da cidade de São Paulo (Brasil) que este edifício pode ser encontrado. Podia ser apenas mais um prédio ou uma espécie de arranha-céus, mas não é. Trata-se de um gigante centro cultural, desportivo e de lazer, projetado por Paulo Mendes da Rocha em parceria com o escritório MMBB Arquitetos. O Sesc 24 de Maio – inaugurado no ano passado – oferece várias atividades culturais e de lazer espalhadas por nada mais nada menos que 14 andares. No último andar há uma piscina, que oferece uma vista de 360º sobre a cidade.
O Sesc – Serviço Social do Comércio é uma instituição brasileira sem fins lucrativos. Nasceu em 1946 como projeto cultural e educativo que possui diferentes delegações espalhadas pelo país. Este recente edifício, a quem a morada – rua 24 de Maio – deu o nome, possui um vasto conjunto de espaços: teatro, biblioteca, espaços para crianças, ginásio, parede de escalada, restaurante e café, piscina, salas de trabalhos manuais, zonas de espetáculos, estúdios de dança e até uma clínica dentária.
No desenvolvimento do Sesc 24 de Maio, Paulo Mendes da Rocha e o MMBB procuraram maximizar as proporções do edifício original, antes ocupado pela antiga loja Mesbla. No piso térreo encontra-se uma praça pública, vista como uma extensão do tecido urbano da cidade que convida quem passa a entrar. Os 14 andares, por sua vez, estão interligados através de um conjunto de rampas que facilitam a circulação dentro do edifício.
Todo o espaço – de aproximadamente 28.000 metros quadrados (m2) – foi revestido de vidro, um elemento que cria maior proximidade entre o interior e exterior.











Para poder comentar deves entrar na tua conta