Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Dono de casa de 2,6 milhões em São Francisco paga 400 mil dólares para "mudá-la" de sítio

Tim Brown decidiu "mudar" literalmente a casa de dois andares, de estilo vitoriano.

The Sun
The Sun
Autor: Redação

Quando nos mudamos para outro bairro ou até cidade, o maior “stress” não é tanto o de nos ambientarmos ao novo local, mas sim tudo o que diz respeito à própria mudança em si. E deve ter sido o que este homem em São Francisco (EUA) pensou quando decidiu resolver este problema de uma forma, no mínimo, original: transportou, no verdadeiro sentido da palavra, uma casa de dois andares em estilo vitoriano a sete quarteirões de distância.

AP Photo / Noah Berger
AP Photo / Noah Berger
A casa em questão é conhecida como Englander House, considerada uma verdadeira obra-prima da arquitetura vitoriana de aproximadamente 480 metros quadrados (m2) e construída em 1882. Foi transportada a uma velocidade média de 1,6 quilómetros por hora por aproximadamente 0,6 quilómetros, da 807 Franklin Street até à 635 Fulton Street.

Google Maps
Google Maps
O transporte, como é fácil de imaginar, não era nada simples e custou cerca de 400.000 mil dólares (cerca de 331 mil dólares à taxa de câmbio atual). Foi necessário retirar iluminação pública e parquímetros, entre outras coisas, tendo sido pedidas mais de 15 autorizações diferentes.

O proprietário chama-se Tim Brown e comprou a casa por 2,6 milhões de dólares em 2013 (cerca de 2,1 milhões de euros às taxas de câmbio atuais). Há algum tempo que planeava mudar a casa para outro local e finalmente conseguiu. Brown quer transformar a casa em sete unidades residenciais, sendo que para o espaço que agora deixou livre tem em mente a construção de um novo prédio com 48 apartamentos.

AP Photo / Noah Berger
AP Photo / Noah Berger