Comentários: 0
Ajudas em dinheiro para que os jovens possam comprar casa - a proposta do Governo espanhol
GTRES

O Plano Espanha 2050, delineado pelo Governo de Pedro Sánchez, propõe a criação de uma herança pública universal. Em causa está uma dotação económica destinada aos jovens, que caso avance a proposta do executivo central do país vizinho, poderá ser utilizada para criar comprar a primeira habitação, criar um negócio ou para completar a formação, tal como se pode ler no documento "Fundamentos y Propuestas para una Estrategia Nacional a Largo Plazo".

“É conveniente que Espanha estude, debata e avalie novos mecanismos de proteção coletiva que ajudem a ampliar ou fortalecer os atuais. São inúmeras as propostas que, embora ainda embrionárias, já estão presentes no debate social de outros países próximos. Uma das mais proeminente é a herança pública universal”, diz o texto de Moncloa, no qual existem mais de 200 propostas relacionadas a questões como impostos, mercado de trabalho ou habitação.

A equipa de Sánchez acredita que a desigualdade de riqueza entre gerações é um dos maiores desafios que a sociedade europeia enfrenta. Por isso, o Executivo Central de Espanha está convencido que esse fundo público, denominado "herança universal" ajudaria a equilibrar a situação de desigualdade entre os mais jovens.

“Neste momento pode soar utópico, mas é possível que nas próximas décadas se torne realidade em alguns países. A Espanha deve, portanto, explorar esta possibilidade tendo em conta os níveis de desigualdade existentes no momento da sua implementação, bem como o seu efeito adicional do resto das medidas sociais ”, argumentam.

A iniciativa surge num momento em que o setor da construção do país vizinho exige fórmulas que permitam a jovens solventes (que têm capacidade para pagar um crédito à habitação) avançar para a compra de uma casa, e que atualmente não conseguem porque carecem de poupanças para pagar a entrada.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta