
Uma sala de estar retangular tem sempre um excelente potencial: obviamente que tudo depende do tamanho, da disposição das portas e janelas e das proporções da sala, bem como da necessidade de colocar um número mais ou menos grande de móveis dentro dela. Por exemplo, para deixar espaço para um home office ou para dividir a sala em várias áreas. Como explorar os pontos fortes e fracos da sala de estar retangular e como mobilá-la sem cometer erros? Eis algumas dicas dos especialistas da Westwing.
As regras para mobilar uma sala de estar retangular
Vais mobilar uma sala de estar retangular do zero? A primeira coisa a fazer é olhar para a planta e medir os metros quadrados úteis para posicionar os móveis. Dependendo se a sala é longa e estreita, ou tendendo para um plano quadrado, as escolhas de móveis e a necessidade de acentuar a perspetiva ou não também mudam.

Tirar bem as medidas
Algo impossível de ignorar são as portas e janelas, que também podem ser aproveitadas. Por exemplo, vais optar por um sofá com encosto baixo ou um banco coberto com almofadas macias junto a uma janela? A sala é pequena? Tenta otimizar o espaço: por exemplo, podes incorporar a área do escritório numa parede equipada com uma prateleira ou uma estante de altura total. Se gostas de salas com lareira, podes usar esse elemento como foco.

Escolher as cores certas
As escolhas de cores são sempre muito subjetivas: por exemplo, nada impede cries uma sala de estar verde e rosa se estiver de acordo com o teu gosto. Como é evidente, uma escolha deste tipo torna a escolha de móveis e acessórios de decoração mais desafiante. Para facilitar a tua vida, o ideal é identificar uma ou mais tonalidades básicas - como cinza branco marfim ou cor madeira - para serem utilizadas em revestimentos e móveis mais volumosos. Mais tarde podes acrescentar detalhes como almofadas e outros acessórios em cores escuras ou fortes.

Dividir espaços
Dividir espaços, ao mobilar uma sala retangular, apostando em tapetes, é sempre uma escolha acertada, talvez para separar as áreas dedicadas ao convívio e ao relaxamento. No entanto, outras ideias originais também podem ser optar por um teto falso realçado por focos embutidos, ou por uma estante, um painel-divisória ou um biombo. Ou até floreiras de interior, onde podes cultivar plantas e que podem ser usadas para separar ambientes.
Para poder comentar deves entrar na tua conta