
Os oligarcas russos estão a investir no mercado imobiliário da Turquia e do Dubai para fugirem às sanções impostas pelo Ocidente na sequência da invasão da Rússia à Ucrânia, uma guerra que já dura há mais de um mês.
São vários os especialistas do setor que dão conta desta tendência de investimento na Turquia e no Dubai, escreve o Jornal Económico, citando a agência Reuters.
“Vendemos entre sete a oito unidades a cidadãos russos todos os dias. Compram em dinheiro e abrem contas bancárias ou trazem ouro”, disse Gul Gul, cofundador da empresa imobiliária Golden Sign, localizada em Istambul, na Turquia.
Também Thiago Caldas, CEO da empresa imobiliária Modern Living, no Dubai, deu conta desta tendência, salientando que contratou três agentes fluentes em russo para dar resposta à procura existente por parte de cidadãos do país: “Logo no início da invasão da Ucrânia, lançamos uma campanha na região e o número de pessoas que contataram foi pelo menos 10 vezes maior do que o habitual”.
De acordo com Gul Gul, estes investidores russos “são ricos, mas não são oligarcas”. “Estão a encontrar maneiras de trazer o dinheiro para a Turquia. Há clientes a comprar entre três a cinco apartamentos”, adiantou.
De recordar que a Turquia e os Emirados Árabes Unidos oferecem incentivos fiscais para a compra de habitação. Na Turquia, os investidores estrangeiros que comprem uma casa por 250 mil dólares (cerca de 227 mil euros) e a mantenham durante três anos podem obter passaporte turco. Já no Dubai, os apartamentos avaliados em 205 mil dólares (186 mil euros), valor limite para o direito ao visto, foram os mais procurados.
Para poder comentar deves entrar na tua conta