Nação insular do Pacífico quer criar uma réplica digital de si própria para preservar a sua existência.
Comentários: 0
Tuvalu
By Lily-Anne Homasi/DFAT, CC BY 2.0, Wikimedia

Tuvalu, uma nação insular localizada no Pacífico, anunciou os seus planos para criar uma versão digital de si mesma no metaverso. O objetivo passa por preservar a sua história e cultura, já que a subida do nível das águas do mar está a ameaçar a sua existência. A previsão é que as ilhas que a compõem fiquem totalmente submersas até o final do século.

O Ministro da Justiça, Comunicação e Negócios Estrangeiros, Simon Kofe, disse na Cimeira do Clima das Nações Unidas (COP27) que era hora de procurar soluções alternativas para a sobrevivência do seu país e isso incluía tornar Tuvalu na primeira nação digitalizada no metaverso, tal como noticia a Reuters.

"A nossa terra, o nosso oceano, a nossa cultura são os bens mais preciosos do nosso povo e para mantê-los a salvo de danos, não importa o que aconteça no mundo físico, vamos transportá-los para a ‘nuvem’", disse o responsável.  “A ideia é continuar a funcionar como um Estado e, além disso, preservar a nossa cultura, o nosso conhecimento, a nossa história, num espaço digital", acrescentou o governante à Reuters.

Kofe espera que a criação de uma nação digital permita que Tuvalu continue continue a ser reconhecido internacionalmente, mesmo que fique completamente submerso.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade