Tuvalu

Tuvalu "muda-se" para o metaverso: mar ameaça engolir nação insular

Tuvalu, uma nação insular localizada no Pacífico, anunciou os seus planos para criar uma versão digital de si mesma no metaverso. O objetivo passa por preservar a sua história e cultura, já que a subida do nível das águas do mar está a ameaçar a sua existência. A previsão é que as ilhas que a compõem fiquem totalmente submersas até o final do século.
Alterações climáticas em Portugal e na UE

Alterações climáticas causam perdas de 145 mil milhões na UE

As alterações climáticas provocaram, na última década (entre 2010 e 2020), perdas económicas de mais de 145 mil milhões de euros na União Europeia (UE), sendo que só em 2020 os prejuízos chegaram aos 12 mil milhões. Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (24 de outubro de 2022) pelo Eurostat. 
Tipos de clima em Portugal e na Europa

O mapa dos diferentes tipos de clima na Europa

O sistema de Köppen, criado pelo geógrafo Wladimir Petrovich Köppen no início do século XX, reconhece a existência de 12 tipos de clima na Europa. Em Portugal há pelo menos dois distintos (mediterrânico de transição e mediterrânico seco), menos, por exemplo, dos existentes em Espanha, que é um dos países da Europa com mais variações climáticas. 
Alterações climáticas em Portugal e na UE

Há 3 cidades portuguesas escolhidas para antecipar redução de emissões

Porto, Guimarães e Lisboa estão entre as 100 cidades da União Europeia (UE) que integrarão a “Missão Cidades”, um projeto da Comissão Europeia (CE) que pretende que estas sejam uma espécie de exemplos para outras cidades europeias no caminho para a neutralidade carbónica. De acordo com Bruxelas, estas cidades conseguirão antecipar em 20 anos as metas de redução da emissão de CO2 da UE.
Península Ibérica vai “assar” este século com aumento da temperatura

Península Ibérica vai “assar” este século com aumento da temperatura

As temperatura da Península Ibérica vão aumentar de forma brutal – e “muito preocupante” – nos próximos anos, até final do século. As previsões indicam que, até 2100, podem ser registados “aumentos da temperatura média de dois a três graus ao longo de todo o ano, o suficiente para causar graves impactos no meio ambiente e na saúde pública”. O alerta é de um estudo da Universidade de Aveiro (UA), que conclui ainda que, em Portugal, há “regiões que poderão registar aumentos de quatro a cinco graus centígrados nas máximas diárias”.