
Crise climática acelera migrações e aumenta o risco nos investimentos
O impacto das alterações climáticas está a reconfigurar não só as dinâmicas sociais e ambientais, mas também a forma como os mercados financeiros e os investimentos são percecionados. Segundo alguns estudos, as elevadas temperaturas não afetam apenas o bem-estar das populações, mas também introduzem maior volatilidade nos mercados bolsistas.

Temperaturas a subir: 21 de julho foi o dia mais quente de sempre
As altas temperaturas que se fazem sentir, em Portugal e no mundo, estão a deixar marcas. Prova disso é o facto de o dia 21 de julho de 2024 ter sido o mais quente de sempre desde que há registos no planeta Terra. Atingiu-se, nesse dia, uma temperatura média de 17,09 graus Celsius, ou 62,76 graus Fahrenheit.

Junho foi o 13º mês consecutivo mais quente de que há registo
A Terra bateu em junho, pelo décimo terceiro mês consecutivo, um novo recorde mensal de calor, indicou esta segunda-feira (8 de julho de 2024) o Serviço de Alterações Climáticas Copernicus (C3S), componente de monitorização do clima do programa espacial europeu.

Ultra ricos pagam milhões para proteger megamansões da crise climática
Os seguros residenciais estão a sofrer brutais aumentos em algumas regiões mais exclusivas do planeta, à boleia da crise climática. É o caso de Miami, por exemplo, onde para protegerem as suas mega mansões, os ultra ricos já têm que pagar prémios de seguro que podem chegar aos 620 mil dólares anuais.




Uma casa criada para se adaptar ao calor do clima tropical
Em Singapura, onde o clima tropical exerce a sua influência durante todo o ano, a escolha correta de materiais e projetos arquitetónicos torna-se essencial.

Degelo dos glaciares: casa no Alasca desaba no rio durante inundações
O degelo dos glaciares é uma realidade, consequência do aquecimento global e alterações climáticas.

Tuvalu "muda-se" para o metaverso: mar ameaça engolir nação insular
Tuvalu, uma nação insular localizada no Pacífico, anunciou os seus planos para criar uma versão digital de si mesma no metaverso. O objetivo passa por preservar a sua história e cultura, já que a subida do nível das águas do mar está a ameaçar a sua existência. A previsão é que as ilhas que a compõem fiquem totalmente submersas até o final do século.

Alterações climáticas causam perdas de 145 mil milhões na UE
As alterações climáticas provocaram, na última década (entre 2010 e 2020), perdas económicas de mais de 145 mil milhões de euros na União Europeia (UE), sendo que só em 2020 os prejuízos chegaram aos 12 mil milhões. Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (24 de outubro de 2022) pelo Eurostat.

Warka Water, a torre de bambu para combater a seca
Torres de bambu capazes de recolher até 100 litros de água por dia. Assim é o Warka Water, um projeto destinado a promover o acesso à água para comunidades devastadas pela seca.

O mapa dos diferentes tipos de clima na Europa
O sistema de Köppen, criado pelo geógrafo Wladimir Petrovich Köppen no início do século XX, reconhece a existência de 12 tipos de clima na Europa. Em Portugal há pelo menos dois distintos (mediterrânico de transição e mediterrânico seco), menos, por exemplo, dos existentes em Espanha, que é um dos países da Europa com mais variações climáticas.

Há 3 cidades portuguesas escolhidas para antecipar redução de emissões
Porto, Guimarães e Lisboa estão entre as 100 cidades da União Europeia (UE) que integrarão a “Missão Cidades”, um projeto da Comissão Europeia (CE) que pretende que estas sejam uma espécie de exemplos para outras cidades europeias no caminho para a neutralidade carbónica. De acordo com Bruxelas, estas cidades conseguirão antecipar em 20 anos as metas de redução da emissão de CO2 da UE.

Península Ibérica vai “assar” este século com aumento da temperatura
As temperatura da Península Ibérica vão aumentar de forma brutal – e “muito preocupante” – nos próximos anos, até final do século. As previsões indicam que, até 2100, podem ser registados “aumentos da temperatura média de dois a três graus ao longo de todo o ano, o suficiente para causar graves impactos no meio ambiente e na saúde pública”. O alerta é de um estudo da Universidade de Aveiro (UA), que conclui ainda que, em Portugal, há “regiões que poderão registar aumentos de quatro a cinco graus centígrados nas máximas diárias”.

Da política ao clima: os desafios que o mundo vai enfrentar esta década
2020 marca a entrada numa nova década. O que é que aí vem? Não se sabe. Ainda assim, e sem fazer futurologia, já é possível antecipar alguns cenários. O mundo irá enfrentar desafios em diferentes campos de “batalha”: política, economia, clima ou tecnologia.

Porquê apostar em construção sustentável? Custos operacionais mais baixos e valor do imóvel mais alto
O clima marca a agenda internacional esta semana e é um tema cada vez mais crítico da gestão contemporânea na área do 'real estate'.

Cidades europeias estão cada vez mais quentes...
As cidades europeias estão, em média, um grau mais quentes que no século passado. Foi em Kiruna, na Suécia, que a temperatura média mais subiu (aumentou 3,4 graus face à média registada no período entre 1900 e 1999) nos últimos 17 anos. A completar o pódio encontram-se Fredrikstad, na Noruega, e Lappeenranta, na Finlândia, que aqueceram três graus.

Seca severa e extrema em quase todo Portugal Continental
Julho foi um dos meses mais quentes e secos e isso teve consequências graves no país. No final do mês passado 78,8% de Portugal continental estava em seca severa (69,6%) e extrema (9,2%), segundo revela o mais recente boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.