A apenas 200 metros da Andaluzia (Espanha) erguem-se seis torres habitacionais onde serão construídas 655 casas que chegarão ao mercado a preços mais accesíveis face aos praticados no mercado – as chamadas, em Espanha, habitações oficialmente protegidas (VPO, na sigla original). O projeto Hassan Centenary Terraces, como se chama o empreendimento, está localizado na zona este do Rochedo de Gibraltar, sendo que quatro dos edifícios já estão em estado muito avançado. Os primeiros proprietários devem poder instalar-se nas novas casas em maio de 2024.
Segundo escreve o jornal espanhol El Mundo, Gibraltar tem uma grande necessidade de novas habitações, havendo apenas uma casa para cada 2,9 habitantes. Um valor, por exemplo, superior ao verificado em Espanha (2,5 pessoas).
"Até há pouco tempo os militares ocupavam as melhores casas e ficávamos superlotados. A tradição era casar e ir viver com os sogros, porque não havia outra hipótese", disse Héctor Montado, chefe de obras do Governo de Gibraltar, citado pela publicação. "Estimamos que Gibraltar precise de 250 novas casas por ano", acrescenta. Neste momento, foi aprovada a construção de mais dois novos empreendimentos que vão trazer cerca de 900 habitações ao território, que está localizado no extremo sul da Península Ibérica.
A verdade é que este tipo de oferta/promoção de habitação propriamente dita não existe em Gibraltar, sendo que os apartamentos em causa custarão entre 100.000 e 170.000 euros.
Sendo a oferta em causa de habitação acessível, face aos preços praticados no mercado, a prioridade de atribuição dos imóveis acontece por ordem de importância e/ou de "necessidade", a começar por pessoas que desocuparam uma habitação pública arrendada, por candidatos que estavam na lista de espera de habitação e por quem queira melhorar de condições, face à sua casa atual.
Quando a maioria dos apartamentos for adjudicada, os restantes serão vendidos através de leilão, conforme explicado nos contratos. De recordar que este é um projeto de co-propriedade do governo de Gibraltar, o que significa que os candidatos têm a opção de comprar 50% ou 100% do imóvel, se assim o desejarem.
1 Comentários:
Por favor tengo interes.
Para poder comentar deves entrar na tua conta