
A cidade do futuro está aqui. Especificamente em Sánchez Blanca, Málaga. Um bairro de 66 hectares onde se projetam 3.443 residências inseridas num ambiente pensado por e para a 'Geração Z'. A bandeira deste projeto é levantada pela Urbania, que comprou a grande maioria desta zona em 2019 e será responsável pela urbanização do empreendimento. Desde então vendeu vários lotes a promotores como Aedas ou Habitat, embora também tenha mantido alguns terrenos com a ideia de criar um 'build to rent'. O idealista/news visitou o bairro piloto e descobriu os segredos do Bairro Zeta com Víctor Troyano, arquiteto e diretor de concepção da Urbania.
“A ideia surgiu da necessidade de responder aos novos cidadãos, às novas gerações e à questão de como deve ser a cidade para os novos habitantes”, afirma Troyano. O terreno onde se situará este empreendimento encontra-se no setor Sánchez Blanca, onde originalmente existiam diferentes proprietários. Há três anos, a Urbania decidiu apostar nesta localização e adquiriu um pacote de 2.000 casas da Unicaja e assim se tornou a principal promotora do chamado Bairro Zeta.
“Tínhamos claro que queríamos desenvolver o conceito de cidade inteligente”, diz o também arquiteto. Neste projeto, a empresa envolveu outros players do setor através da venda de algumas parcelas. “Fizemos transações de terras para a Aedas Homez, Habitat ou Lagoom Living. Também estamos a fechar mais uma série de operações que ainda não podemos contabilizar por questões de confidencialidade”. "Reservamos algumas terras e estamos a estudar diversos projetos", refere Troyano.
Uma 'smart city' em Málaga
O nome, Distrito Zeta, está obviamente relacionado com os filhos da Geração 'Millennial', mas o arquiteto detalha as razões pelas quais escolheram este nome. “A primeira razão é porque a projeção do futuro cidadão será a 'Geração Z'. A segunda porque os valores da cidade inteligente, que é o conceito de Distrito Z, estão intimamente relacionados com as novas tendências e os novos valores da própria geração: sustentabilidade, tecnologia, mobilidade e comunidade”, enumera.
Mas, quais são os elementos diferenciadores do Bairro Zeta? “São aquelas que respondem precisamente às necessidades dos cidadãos de amanhã, a esses vetores que são a sustentabilidade, a mobilidade, a tecnologia e a comunidade. O Bairro Zeta terá espaços onde os cidadãos podem desenvolver estas atividades: jardins urbanos, parques para animais de estimação, parques infantis, áreas onde posso realizar eventos como um piquenique à tarde, um aniversário ou um passeio ao ar livre, concerto com stands próprios”, acrescenta o responsável.

Já existem muitos promotores que estão a desenvolver projetos ao mesmo tempo. Isso significa que muitas das licenças e, portanto, o início dos trabalhos, provavelmente ocorrerão ao mesmo tempo. “Basicamente, estimamos que até o final de 2025, início de 2026, já haverá grande parte das casas entregues no Bairro Zeta”, confirma Troyano.

Ao se referir a um projeto feito por e para a 'Geração Z', não se trata de um simples slogan, mas de uma realidade, pois este empreendimento teve a colaboração direta deste grupo de pessoas. “Um dos vetores da cidade inteligente é a participação cidadã. Dado que nos autodenominamos Bairro Zeta em homenagem à Geração Z, eram precisamente eles que queríamos convidar a participar em algumas sessões de brainstorming. Por isso, fizemos várias sessões de trabalho com eles. Muitas das sugestões que nos fizeram foram refletidas no projeto, como um hotel de insetos. Um menino viajou e viu esta instalação num parque no norte da Europa e nós pegámos nele. Ou, por exemplo, pet parks que tivessem piscina para cães, algo que também se refletirá no bairro piloto”, acrescenta.
Uma moeda adequada para o bairro
Mas a inovação deste empreendimento em Málaga não se fica por aqui, porque a Urbania quer ir mais longe na sua ideia de criar uma comunidade com a criação da sua própria moeda: o zetacoin. “O desafio era promover a vida offline (nos parques, no comércio ou na rua) de uma determinada população através da utilização de telemóveis ou de uma app. A ideia é inventar um pequeno distintivo ou recompensa por fazer favores como antigamente eram feitos nas aldeias. Ou seja, eu vou às compras hoje para ti, tu levas o cão a passear por mim ou eu vou buscar as crianças... E a forma de contabilizar os favores seria através de zetacoins”, explica.
O projeto, a nível residencial, resultará em 3.443 habitações. Serão aproximadamente 23.500 m2 de espaços comerciais, distribuídos em diferentes áreas. A nível de dotação, têm diferentes parcelas de uso, tanto desportivas, sociais e educativas, e o pé direito é de aproximadamente 65.000 m2. Além disso, possuem cerca de 73.500 m2 de áreas verdes.

Aedas Homes projeta 417 casas
O empreendimento estrela da Aedas Homes em Málaga é o Zeta Valley, um empreendimento de 417 casas. "São casas exclusivas desde 185.000 euros (garagem e arrecadação incluídas) com 1, 2 e 3 quartos de qualidade, inovadoras, sustentáveis e com design vanguardista pensadas para proporcionar o maior conforto e eficiência através da domótica", afirmam. Além disso, o Zeta Valley terá as melhores e maiores áreas comuns do Bairro Zeta com amplos jardins, parque infantil, espaço fitness, piscinas infantis e adultas.

Habitat, a primeira a comercializar imóveis
A Habitat Inmobiliaria liderou a criação e coformação do novo Bairro Zeta, em Málaga. Na verdade, foi a primeira promotora a comercializar as suas casas em setembro. A Habitat Z1 Collection estará localizada na Avenida de José Ortega y Gasset, a apenas sete quilómetros do centro de Málaga.
A Habitat Z1 Collection é composta por 70 habitações de tipologia T2 e T3 configuradas sob uma grande área central que oferece aos seus residentes piscina, jardins, espaços pedonais com zonas de sombra para descanso e trabalho, ginásio exterior e sala de convívio; adaptando-se ao projeto único deste novo bairro pensado e desenhado para a geração Z de Málaga.
A promoção configura-se sob uma grande área central que se define pelo seu acabamento e conteúdo, incluindo zonas pedonais e ajardinadas, uma piscina para adultos, zonas sombreadas para descanso e trabalho e um ginásio exterior. Além disso, possui espaços pensados para a diversão dos mais pequenos, com piscina infantil e parque infantil, também foram pensados animais de estimação, com centro de cuidados e zona exterior. O projeto combina um design moderno com a otimização dos espaços, onde é de especial interesse desfrutar de ambientes abertos que aproveitem ao máximo os espaços, a luz e a ventilação natural.
Parcelas de propriedade pública
A Câmara Municipal esteve intimamente ligada ao projeto e, de facto, a própria câmara orgulha-se do futuro desenvolvimento do Bairro Zeta em Málaga. A administração local dispõe de vários lotes para desenvolver habitação gratuita ou habitação subsidiada, de acordo com o regime que entender mais conveniente.

Para poder comentar deves entrar na tua conta