Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Cidades inteligentes

Últimas notícias sobre "Cidades inteligentes" publicadas em idealista.pt/news

Sidewalk Labs

A Google vai construir a sua primeira “smart city” em Toronto

A Alphabet, empresa-mãe da Google, está a preparar-se para construir uma pequena “smart city” (cidade inteligente), em Toronto, dando forma à ideia de como serão as cidades do futuro. A entrada da gigante de Silicon Valley no campo urbanístico inaugura uma nova era para as cidades. Porquê? Porque estas poderiam ceder parte do seu planeamento urbano, assim como dados, aos gigantes tecnológicos, em troca de "know-how".

Notícia sobre:

Macau vai tornar-se numa cidade inteligente com a ajuda do gigante chinês Alibaba

O grupo chinês Alibaba decidiu apoiar Macau, antigo território português na China, a tornar-se numa cidade inteligente. Para isso, as duas partes assinaram um acordo-quadro, na passada sexta-feira, que prevê o estabelecimento de um centro de computação em nuvem e de uma plataforma de megadados para a criação de uma cidade inteligente. A cooperação divide-se em duas fases e vai desenrolar-se ao longo de quatro anos.

Notícia sobre:
Creative commons

Cidades nómadas: 10 ideias visionárias de urbes em movimento

Por ser uma ideia de alguns escritores ou por fazer parte dos planos de uma agência espacial, a ideia de criar futuristas cidades nómadas existe há décadas. E já houve até alguns projetos visionários que inspiraram a construção de urbes capazes de se moverem. Mostramos-te 10 das cidades nómadas mais curiosas da realidade e da ficção que foram pensadas para se moverem por mar, terra e até fora das fronteiras terrestres.
Notícia sobre:

Amesterdão quer acabar com uso de gás natural no aquecimento do lar

Perto de 90% das casas na capital holandesa utiliza o gás natural como fonte de energia para se aquecer e cozinhar. Mas esta realidade está em vias de mudar. Além de querer reduzir a dependência face à Rússia - que lhe garante 50% do gás natural que consome -, Amesterdão quer converter-se numa cidade livre de emissão de CO2 e, para isso, pretende acabar totalmente com o uso deste combustível. O objetivo é que esta meta seja atingida até 2050, mas o plano já está em curso

Notícia sobre:

Cidades robotizadas já são realidade... e em 43 municípios de Portugal

São já 43 os municípios que fazem parte da rede de cidades inteligentes em Portugal. Para se desenvolverem, muitos projetos, que vão desde a energia à inclusão social, beneficiam fundos europeus com o objetivo de tornar os espaços urbanos mais eficientes e orientados para os cidadãos.

Notícia sobre:

Radiografia do dia: As cidades “mais inteligentes” do mundo

Este gráfico indica quais são as 10 cidades “mais inteligentes” do mundo, segundo um estudo do IESE Business School (Instituto de Estudios Superiores de la Empresa) da Universidade de Navarra, Espanha. A liderar o ranking, que contempla 135 cidades de 55 países, está Tóquio (Japão). Londres (Reino Unido) e Nova Iorque (EUA) completam, por esta ordem, o pódio.

Notícia sobre:
  •  
  •