Maior promotora imobiliária chinesa falhou o pagamento de juros de duas linhas de obrigações. Agora, tem 30 dias para regularizar.
Comentários: 0
Crise imobiliária na China
Imagem de BC Y por Pixabay

A crise imobiliária na China continua a não dar tréguas e a arrastar gigantes promotores, como foi o caso da Evergrande. Agora, a Country Garden, conhecida por ser a maior promotora imobiliária chinesa por vendas, falhou o pagamento de juros de duas linhas de obrigações, colocando-a a sérios riscos de incumprimento.

O efeito dominó da crise imobiliária está bem visível na China. No mês passado, a construtora chinesa Evergrande perdas líquidas superiores a 72.000 milhões de euros, nos últimos dois anos, ilustrando a crise de liquidez que abalou o setor imobiliário na China, tal como noticiou o idealista/news.

Agora, as dificuldades financeiras também chegaram à Country Garden. No início de agosto, a maior promotora imobiliária chinesa Country Garden veio pedir “orientação e apoio" ao governo e aos reguladores, após alertar que espera reportar perdas líquidas no primeiro semestre deste ano.

E o pior confirmou-se: esta terça-feira veio a público que a promotora Country Garden não pagou os juros de duas linhas de obrigações avaliadas em 500 milhões de dólares (456 milhões de euros à taxa de câmbio atual), por “pressões de liquidez” derivadas da “deterioração nas vendas e do ambiente de financiamento”, disse em comunicado citado pela imprensa internacional. Esta falha no pagamento coloca esta gigante chinesa em risco de incumprimento, sendo que, para evitá-lo, terá de regularizar os pagamentos em 30 dias.

“A Country Garden tem sido considerada por muitos na China como um dos melhores promotores imobiliários, mas ainda assim sofre dos mesmos problemas que todos os outros”, disse Andrew Lawrence, analista de propriedades da Ásia na TS Lombard, citado pelo Financial Times, que acredita que uma eventual crise nesta gigante imobiliária vai abalar mais a economia chinesa do que o próprio caso da Evergrande.

A situação da Evergrande e, agora, da Country Garden espelham o agravamento da situação financeira de muitas empresas imobiliárias chinesas depois de Pequim ter anunciado restrições ao acesso a financiamento bancário para promotores que acumularam um elevado nível de dívida. Nos últimos meses, perante esta situação, o Governo anunciou várias medidas de apoio, com os bancos estatais a abrirem também linhas de crédito multimilionárias a vários promotores.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta