Preço das casas para comprar

Crise imobiliária mundial em ponto de viragem: preço das casas retoma

No último ano, observou-se uma queda generalizada dos preços das casas nas economias mais avançadas do mundo. E isso deveu-se ao menor poder de compra gerado pela alta inflação e elevados juros, que levou a um arrefecimento na compra de casas. Mas, ao que tudo indica, esta que é considerada a maior crise imobiliária da última década estará a passar por um ponto de viragem. Isto porque no conjunto de 37 países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), os preços das casas, em termos nominais, subiram 2,1% no terceiro trimestre do ano passado, um resultado positivo face à estagnação do custo da habitação observada no início de 2023.
Crise imobiliária na China

Crise imobiliária na China: Country Garden alvo de pedido de liquidação

A construtora chinesa Country Garden anunciou esta quarta-feira (28 de fevereiro de 2024) que foi apresentado um pedido de liquidação do grupo num tribunal de Hong Kong, numa altura em que o setor imobiliário na China enfrenta uma grave crise de liquidez. A Country Garden, um dos principais grupos imobiliários chineses, tinha uma dívida estimada em 191 mil milhões de dólares (175 mil milhões de euros) em junho passado.
Crise imobiliária na China

Crise imobiliária na China: Country Garden vai ter apoio financeiro

O presidente chinês Xi Jinping está empenhado em travar a crise imobiliária no país. E para o fazer definiu uma lista preliminar de 50 promotoras imobiliárias elegíveis para ter apoio financeiro, entre as quais está a Country Garden, a gigante imobiliária que entrou em incumprimento há cerca de um mês por não ter conseguido pagar os juros de obrigações. Uma das questões centrais é garantir que as casas inacabadas sejam concluídas.

Gigante imobiliária chinesa evita incumprimento por um triz

A crise no mercado imobiliário chinês chegou à Country Garden, que falhou o pagamento dos juros de duas linhas de obrigações no início de agosto, tendo-lhe sido dado 30 dias para regularizar os pagamentos. Mas o período de graça já terminou. E sabe-se, agora, que a gigante promotora imobiliária efetuou o pagamento dos juros esta terça-feira, dia 5 de setembro, a poucas horas do fim do prazo, evitando, por um triz, de entrar em incumprimento.
Crise imobiliária na China

Crise imobiliária na China: Country Garden em risco de incumprimento

A crise imobiliária na China continua a não dar tréguas e a arrastar gigantes promotores, como foi o caso da Evergrande. Agora, a Country Garden, conhecida por ser a maior promotora imobiliária chinesa por vendas, falhou o pagamento de juros de duas linhas de obrigações, colocando-a a sérios riscos de incumprimento.