Evergrande

Crise imobiliária na China: Hong Kong retira Evergrande da bolsa

A gigante imobiliária chinesa China Evergrande anunciou, esta terça-feira dia 12 de agosto de 2025, que será excluída da bolsa de Hong Kong no próximo dia 25 de agosto, com o dia 22 marcado como último dia de negociação. A Evergrande recebeu, no dia 8 de agosto, uma carta do operador da bolsa informando-a de que, por não cumprir nenhum dos requisitos para retomar a cotação e após permanecer suspensa depois de 28 de julho, o Comité de Cotação decidiu cancelar o seu ‘status’ de acordo com uma norma do mercado.
José Luís Carneiro

PS propõe parcerias e inovação para habitação a Luís Montenegro

O líder do PS defendeu, numa carta enviada ao primeiro-ministro, mais parcerias entre Estado, autarquias, cooperativas, instituições de solidariedade e agentes económicos para resolver a crise da habitação, com uma aposta na construção modular. Segundo o jornal Público, depois dos temas da Defesa e da emergência pré-hospitalar, José Luis Carneiro salientou propostas ao social-democrata Luís Montenegro, distribuídas por um conjunto de oito eixos de atuação, para encontrar soluções para as “necessidades de alojamento urgente e habitação a custos acessíveis”.
marino_inzaghi_nassivera

Habitação acessível: Europa prepara-se para novas soluções urgentes

Em toda a Europa, a falta de habitação a preços acessíveis tornou-se uma emergência, especialmente nas grandes cidades, afetando as escolhas de vida das famílias e a mobilidade de trabalhadores e estudantes. A Comissão Europeia nomeou, por isso, um comissário dedicado a esta crise, colocando a habitação acessível no centro da sua agenda. Para compreender melhor este fenómeno, Donatella Marino, especialista em imobiliário, Guido Alberto Inzaghi, fundador do SI – Studio Inzaghi, e Luigi Nassivera, perito em políticas de habitação, explicaram a situação.
Habitação acessível na Europa

Casas acessíveis: Portugal participa em alta na consulta pública da CE

Foi em meados de julho que a Comissão Europeia lançou a segunda fase da consulta pública sobre o novo Plano Europeu de Habitação a Preços Acessíveis. E está a revelar-se bem participativa, tendo sido recebidos mais de 700 contributos, sobretudo de cidadãos europeus. Portugal destaca-se como um dos países mais participativos.
Habitação acessível na Europa

UE quer solução para crise na habitação até à primavera de 2026

A Comissão Europeia quer apresentar na primavera de 2026 o primeiro plano para a habitação acessível, para ajudar as cidades com maior pressão imobiliária a debelarem um problema que é cada vez maior, foi anunciado esta segunda-feira (dia 14 de julho).Em comunicado, o executivo comunitário disse que
Plano europeu de habitação acessível

Bruxelas lança consulta pública para criar plano de habitação

A Comissão Europeia (CE) lançou esta segunda-feira, dia 12 de maio, uma consulta pública para recolher opiniões de cidadãos, empresas, autoridades públicas, sociedade civil e outras partes interessadas na habitação, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do plano europeu de habitaç
Casas em Hong Kong

Antigo aeroporto de Hong Kong é lar de casas com preços em queda

O Aeroporto de Kai Tak, em Hong Kong, foi durante anos o ponto de chegada e de partida de famílias, turistas e investidores. Mas deixou de funcionar há cerca de 30 anos, dando lugar a condomínios residenciais, lojas de luxo e espaços públicos. Acontece que, com o preço das casas em queda em Hong Kong, muitos dos proprietários das casas em Kai Tak estão a dever mais dinheiro aos bancos do que conseguiriam angariar se vendessem as propriedades neste momento.
Preço das casas para comprar

Crise imobiliária mundial em ponto de viragem: preço das casas retoma

No último ano, observou-se uma queda generalizada dos preços das casas nas economias mais avançadas do mundo. E isso deveu-se ao menor poder de compra gerado pela alta inflação e elevados juros, que levou a um arrefecimento na compra de casas. Mas, ao que tudo indica, esta que é considerada a maior crise imobiliária da última década estará a passar por um ponto de viragem. Isto porque no conjunto de 37 países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), os preços das casas, em termos nominais, subiram 2,1% no terceiro trimestre do ano passado, um resultado positivo face à estagnação do custo da habitação observada no início de 2023.
Crise imobiliária na China

Crise imobiliária na China: Country Garden alvo de pedido de liquidação

A construtora chinesa Country Garden anunciou esta quarta-feira (28 de fevereiro de 2024) que foi apresentado um pedido de liquidação do grupo num tribunal de Hong Kong, numa altura em que o setor imobiliário na China enfrenta uma grave crise de liquidez. A Country Garden, um dos principais grupos imobiliários chineses, tinha uma dívida estimada em 191 mil milhões de dólares (175 mil milhões de euros) em junho passado.
Crise imobiliária na China

Crise imobiliária na China: Country Garden vai ter apoio financeiro

O presidente chinês Xi Jinping está empenhado em travar a crise imobiliária no país. E para o fazer definiu uma lista preliminar de 50 promotoras imobiliárias elegíveis para ter apoio financeiro, entre as quais está a Country Garden, a gigante imobiliária que entrou em incumprimento há cerca de um mês por não ter conseguido pagar os juros de obrigações. Uma das questões centrais é garantir que as casas inacabadas sejam concluídas.

Gigante imobiliária chinesa evita incumprimento por um triz

A crise no mercado imobiliário chinês chegou à Country Garden, que falhou o pagamento dos juros de duas linhas de obrigações no início de agosto, tendo-lhe sido dado 30 dias para regularizar os pagamentos. Mas o período de graça já terminou. E sabe-se, agora, que a gigante promotora imobiliária efetuou o pagamento dos juros esta terça-feira, dia 5 de setembro, a poucas horas do fim do prazo, evitando, por um triz, de entrar em incumprimento.
Crise imobiliária na China

Crise imobiliária na China: Country Garden em risco de incumprimento

A crise imobiliária na China continua a não dar tréguas e a arrastar gigantes promotores, como foi o caso da Evergrande. Agora, a Country Garden, conhecida por ser a maior promotora imobiliária chinesa por vendas, falhou o pagamento de juros de duas linhas de obrigações, colocando-a a sérios riscos de incumprimento.
Crise imobiliária na China

Bolsa de Hong Kong faz ultimato à imobiliária chinesa Evergrande

A promotora imobiliária chinesa Evergrande confirmou que pretende divulgar o seu plano de reestruturação, que inclui uma investigação interna, até ao final de julho, depois de a bolsa de Hong Kong ter alertado que a empresa tem até 20 de setembro de 2023 para cumprir as condições exigidas para retomar a cotização das suas ações, já que, caso contrário, serão definitivamente excluídas da bolsa.