
A falta de habitação é um problema das grandes cidades, e Nova Iorque, nos EUA, não foge à regra. A ‘Big Apple’, com milhões de habitantes, decidiu lançar um plano para converter escritórios vazios em 20.000 novas casas. A ideia será mudar o zoneamento de uma secção de Manhattan conhecida como Midtown South.
Diz a Bloomberg que as medidas vêm depois de um programa ambicioso para enfrentar a escassez de habitação do autarca Eric Adams e da governadora Kathy Hochul ter sido rejeitado por colegas legisladores democratas em Albany, no início deste ano. Ainda assim, grande parte do novo plano de Adams ainda precisará de aprovação do Estado.
"Não podíamos simplesmente sentar-nos e lamber as feridas", disse Adams em declarações à imprensa norte-americana. "Vamos implantar o que podemos fazer aqui na cidade”, disse.
Nova Iorque, Boston, São Francisco e outras grandes cidades dos EUA estão a lutar contra os desafios duplos do que fazer com os edifícios de escritórios vazios desde a adoção do trabalho remoto e a crise de habitação acessível, que está a fazer disparar os arrendamentos.
A conversão de escritórios em casas é complicada e cara, por isso as autoridades municipais estão a analisar incentivos fiscais, agilizando aprovações e outras medidas para facilitar o processo.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta