Faltam nos EUA cerca de 320 mil casas a preços inferiores a 256 mil dólares, o valor que uma família de classe média pode pagar.
Comentários: 0
Casas acessíveis nos EUA
Foto de ben o'bro no Unsplash

Encontrar uma casa para comprar a preços acessíveis está cada vez mais difícil nos EUA. Do outro lado do Atlântico, tal como em Portugal, há um desequilíbrio entre salários e os preços das casas. E com os juros no crédito habitação a subir tem-se tornado cada vez mais difícil comprar casa a preços acessíveis nos EUA. Estima-se que faltem cerca de 320 mil habitações a preços que as famílias de classe média possam pagar.

A falta de casas é uma realidade no mercado residencial norte-americano. De acordo com a National Association of Realtors (NAR), faltam no mercado cerca de 320.000 casas a preços inferiores a 256 mil dólares (cerca de 238 mil euros), um valor acessível para os compradores que ganham até 75 mil dólares anuais (cerca de 70 mil euros à taxa de câmbio atual), escreve e Bloomberg.

Estas famílias de classe média podem comprar apenas 23% dos imóveis disponíveis nos EUA atualmente, um valor cerca de 50% inferior ao registado há cinco anos, aponta a mesma publicação.  

Além disso, a mesma associação indica que os compradores precisam de ganhar, pelo menos, 125 mil dólares por ano (cerca de 116 mil euros) para conseguir alargar o leque de opções para 53,4% das habitações disponíveis no mercado norte-americano.

Segundo as contas da NAR, havia cerca de 1,1 milhões de casas no mercado dos EUA no final de abril, apenas mais 5% face a igual período de 2022. A urgência está não só em aumentar a oferta de casas à venda no país, mas sobretudo em “aumentar o número de casas no mercado na faixa de preços que a maioria das famílias pode comprar”, sublinha Nadia Evangelou, diretora de pesquisa em imobiliário da NAR, citada pelo mesmo meio.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta