Método australiano passa por instalar coberturas biosolares no topo dos edifícios. Explicamos tudo.
Comentários: 0
Instalar painéis solares
Getty images

A instalação de sistemas solares em telhados verdes pode aumentar a produção de eletricidade em até 107% durante os períodos de pico. Segundo um estudo da Universidade de Tecnologia de Sydney (Austrália), as coberturas biosolares (que incluem hortas, prados, espaços verdes de vários tipos) evitam o sobreaquecimento dos sistemas de acumulação, aumentando eficazmente a produtividade e o correcto funcionamento dos painéis solares. Vamos descobrir mais obre a produção de energia fotovoltaica em telhados verdes.

Dois edifícios similares, mas com telhados diferentes - qual o resultado da investigação?

A pesquisa da Universidade de Tecnologia de Sydney, tal como conta o Greenme.it, incidiu sobre a comparação da eficiência de sistemas fotovoltaicos colocados em dois edifícios diferentes, com a mesma altura, tamanho e formato. Ambos os imóveis estavam localizados no distrito comercial central de Sydney, um ao lado do outro.

A única, mas substancial, diferença era que a Daramu House tinha um telhado verde e a International House não. Os investigadores selecionaram uma mistura de gramíneas nativas e não nativas, bem como plantas não lenhosas, que podem florescer em todas as estações, para atrair diferentes espécies animais para o teto biosolar.

Telhado verde
Getty images

Os resultados do estudo feito em Sidney

Outro elemento a sublinhar é que a cobertura biosolar e a tradicional tinham a mesma superfície (cerca de 1860 metros quadrados), da qual cerca de um terço coberta por painéis solares, enquanto a vegetação cobria cerca de 78% da cobertura verde e a os painéis solares cobriram 40% desta área cultivada.

O telhado verde (biosolar) fez com que as temperaturas da superfície caíssem para 9,63°C para painéis solares e 6,93°C para superfícies de telhado descobertas. Um valor muito significativo, dado que uma redução de 8°C na temperatura média de pico na cobertura verde resultaria numa poupança energética substancial para aquecimento e arrefecimento no interior do edifício.

Segundo os investigadores, de facto, a redução das temperaturas que ocorre no telhado biosolar pode aumentar a capacidade máxima dos painéis solares entre 21 e 107%, dependendo da época do ano. Os modelos de desempenho indicam que um grande telhado verde no centro de Sydney pode, em média, produzir 4,5% mais eletricidade em qualquer nível de luz.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta