Obras em telhados

Infiltrações no telhado do prédio: quem paga as obras de reparação?

Viver em condomínio tem tudo para ser uma tarefa desafiante. É importante, no entanto, tentar sempre manter uma boa convivência com os vizinhos, mesmo nos momentos mais tensos, como por exemplo os relacionados com obras a realizar no prédio. Quem tem a responsabilidade de as fazer no telhado, quando há uma infiltração? As reparações ficam a cargo de quem? Damos resposta a estas e outras perguntas no artigo desta semana da Deco Alerta.
Pannello fotovoltaico

Telhados verdes: o truque para produzir o dobro de energia solar

A instalação de sistemas solares em telhados verdes pode aumentar a produção de eletricidade em até 107% durante os períodos de pico. Segundo um estudo da Universidade de Tecnologia de Sydney (Austrália), as coberturas biosolares (que incluem hortas, prados, espaços verdes de vários tipos) evitam o sobreaquecimento dos sistemas de acumulação, aumentando eficazmente a produtividade e o correcto funcionamento dos painéis solares. Vamos descobrir mais.
Casas eficientes em Portugal

Onda de calor: como adaptar as casas e cidades às altas temperaturas?

A eficiência energética das casas e cidades é, hoje, uma prioridade cá dentro e lá fora. E a sua necessidade é ainda mais evidente quando o país atravessa uma onda de calor, como se faz sentir por estes dias em território nacional. Há muito a mudar nas casas e cidades para torná-las mais frescas e amigas do ambiente. E algumas ideias passam por construir telhados verdes, pintar o asfalto de branco ou plantar árvores mais resistentes ao calor.