
A Ilha Hamilton faz parte das 74 que compõem o Arquipélago Whitsunday, na Grande Barreira de Corais da Austrália. Um paraíso onde a família Oatley, uma das mais ricas do país, desenvolveu um resort de luxo com campos de golfe e iate. Depois de comprar a ilha em 2003 por cerca de 200 milhões de dólares, e expandir todo o complexo, agora pretendem vendê-la por 1.000 milhões de dólares, cerca de 930 milhões de euros à taxa de câmbio atual.
Os proprietários confirmaram que estão a explorar "oportunidades de crescimento" através de conversas com vários fundos e parcerias. A ilha fica a aproximadamente a 887 km ao norte de Brisbane, a maior cidade do território de Queensland.
Na década de 80, foram construídos o primeiro complexo de alojamento, uma marina, um campo de golfe profissional de 18 buracos e o aeroporto internacional, o único em todo o arquipélago. Em 2003, Hamilton Island passou para as mãos da família Oatley, que fez fortuna na indústria do vinho, por cerca de 200 milhões de dólares na época.

Desde então, os novos proprietários têm investido na melhoria das suas instalações. De acordo com as contas publicadas, são 450 milhões de dólares, o que inclui 100 milhões de investimento num novo resort de luxo, outros 85 milhões no clube náutico e 45 milhões no Hamilton Island Golf Club.
De acordo com a imprensa local, a família Oatley contratou o banco de investimentos UBS para analisar opções para a ilha e já teria recebido a visita de potenciais investidores.
E é que a maioria das ilhas do arquipélago de Whitsunday são ilhas privadas, onde os seus proprietários estão divididos entre fortunas e fundos de investimento estrangeiros. Na verdade, Hamilton não é a única ilha à venda: a South Molle Island está atualmente no mercado com um preço inicial de 25 milhões.

Infelizmente, as instalações da ilha foram arrastadas pelo ciclone Debbie em 2007 e permanecem fechadas. Atualmente, são propriedade do China Capital Investment Group (CCIG), com sede em Shangai.
E não é a única ilha de propriedade da CCIG. A Daydream Island esteve no mercado em 2021 por 150 milhões. Em 2015, adquiriu esta propriedade por "meros" 30 milhões, embora tenha investido mais de 100 milhões em melhorias.
A Hayman Island, detida pela multinacional malaia Mulpha, também está no mercado com um preço inicial de 300 milhões de dólares, cerca de 280 milhões de euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta