A população das cidades europeias pode variar bastante consoante o critério utilizado para a sua medição — seja contando apenas os residentes no centro urbano ou abrangendo toda a área metropolitana. Esta diferença de metodologia faz com que, por vezes, comparar cidades entre países se torne um exercício complexo.
Com base em dados do programa Copernicus da União Europeia (UE), o site Brilliant Maps partilhou uma análise de Tom Forth, que contabiliza o número de pessoas a viver num raio de 30 quilómetros a partir do centro de várias cidades europeias. O resultado destaca Moscovo como a maior área urbana, com cerca de 15,3 milhões de habitantes, seguida de Istambul (13,3 milhões) e Londres (11,2 milhões).
Outras cidades como Madrid (6,9 milhões) e Barcelona (5,4 milhões) quase duplicam a população quando se inclui a periferia urbana. Paris aparece como a quarta região mais populosa da Europa, com mais de 10 milhões de pessoas a viver num raio de 30 quilómetros do centro da capital francesa.
São Petersburgo (5,7 milhões) e, na Alemanha, a região da Bacia do Ruhr — uma área densamente povoada que não é uma cidade única, mas que ultrapassa os 5,3 milhões de habitantes, também se destacam segundo o mesmo estudo. Já Berlim conta com cerca de 4,4 milhões e Milão fecha o top 10 das áreas metropolitanas mais populosas da Europa, com quase cinco milhões de pessoas.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
 
 
 
 
 
 
 
Para poder comentar deves entrar na tua conta