Construído há 90 anos por ordem do Terceiro Reich, Tempelhof está desde 2010 transformado num dos maiores parques urbanos do mundo.
Comentários: 0
Tempelhof
Getty images

Há 90 anos, o Ministério do Ar do Terceiro Reich ordenou a construção de Tempelhof, um aeroporto no sul de Berlim que se tornou num dos maiores símbolos do poderio da força aérea nazi e na “porta de entrada” da capital alemã.

Tempelhof
Getty images

Após o fim da II Guerra Mundial, este aeródromo passou para as mãos dos aliados e os Estados Unidos utilizaram-no como uma grande base militar durante o confronto com a União Soviética, tornando-se, mais uma vez, num importante ponto estratégico da história bélica.

Tempelhof
Getty images

Finalmente, este aeroporto “fechou as asas” em 2008, mas apenas dois anos depois a autarquia transformou-o num parque público, onde as pessoas vão correr, patinar, andar de bicicleta ou simplesmente desfrutar do ar livre. Assim nasceu o Tempelhof Feld, que se tornou num dos maiores parques urbanos do mundo, com 355 hectares.

Tempelhof
Getty images

Transformar o parque urbano em zona residencial

Em 2014, os moradores da zona votaram contra a urbanização deste terreno, considerando-o um espaço público e de convivência. No entanto, a escassez de habitação que Berlim enfrenta levou o autarca da cidade, Kai Wegner, a retomar esta iniciativa mais de dez anos depois.

Numa entrevista ao jornal alemão BZ, Wegner afirmou que está a ponderar voltar a questionar os berlinenses sobre o assunto em 2026.

Durante a conversa, o presidente da câmara descreveu o projeto residencial como um “gigante adormecido”, sublinhando que o espaço tem um “potencial de desenvolvimento incrível” mas que está a ser utilizado “abaixo das suas possibilidades”. Acrescentou ainda que Berlim tem “poucas casas” e que, por isso, é necessário “aproveitar melhor o espaço”. Para o autarca, apesar do resultado negativo de há 11 anos, “as opiniões mudam”.

Tempelhof
Getty images

Situação da habitação em Berlim

De acordo com o Immo Scout24, o maior portal imobiliário da Alemanha, o preço médio da habitação no país atingiu os 2.660 euros/m2 no segundo trimestre deste ano, o que representa um aumento de 2,7% face ao mesmo período do ano passado.

Em Berlim, a realidade é distinta: embora o valor dos imóveis tenha subido apenas 0,5% neste período, o preço por metro quadrado já chega aos 4.199 euros.

No mercado de arrendamento, o custo médio nacional é de 9 euros/m2, mais 4,5% do que há um ano. Já na capital, o valor atinge os 13,03 euros/m2, registando um aumento de 5,5% em comparação com o ano anterior.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta