Os preços das rendas dos espaços comerciais, com exceção de algumas zonas premium como o Chiado ou a Av. Liberdade em Lisboa, desceram nos últimos anos devido ao fecho de muitos negócios. Este fator pode ser uma boa oportunidade para que uma PME faça as malas e se mude a um novo local. Mas antes de dar este passo há que analisar algumas questões como a atividade que a empresa realiza ou onde está o seu público para escolher o sítio que mais lhe convém.
O melhor espaço para uma empresa dependerá, em primeiro lugar, da atividade que desenvolva. Aquelas que são puramente industriais situam-se em polígonos, sítios que costumam ser escolhidos por companhias que precisam de um armazém e de escritórios centrais, mas também têm vários centros espalhados nos centros das cidades.
Onde está o meu público?
O negócio deve estar situado onde se encontram os seus clientes ou passam a maioria do tempo. Os que são de venda de produtos ou serviços diretos, como podem ser um cabeleireiro, têm que procurar locais com acesso desde a rua, em zonas com residentes com idade e poder aquisitivo de acordo com o seus serviços. Por exemplo, uma sapataria de luxo não se deve instalar num bairro popular. E dentro da zona é importante estudar a zona exata.
Normalmente, os espaços que se encontram nas interceções de duas ruas são mais interessantes porque têm mais visibilidade, algo que também acontece se está ao lado de uma passagem de peões, uma paragem de autocarro ou saída de metro. Pelo contrário, as ruas muito largas, com passeios no meio ou rotundas não são uma boa ideia, uma vez que é dificil ver o estabelecimento desde longe.
Há concorrência?
Nem sempre é mau estar rodeado de outras empresas do mesmo setor. Por exemplo, as lojas de moda ou complementos precisam de outras parecidas na mesma área, uma vez que os compradores preferem ir a zonas onde têm muita oferta. Por isso, as grandes superfícies ou as ruas comerciais são perfeitas para estas companhias.
No entanto, há negócios em que a concorrência não é muito boa. É o caso, por exemplo, das clinicas veterinárias, cuja oferta é praticamente igual em todas elas. Neste caso, um bairro novo é uma opção para abrir um centro e assim.
Está adaptado às minhas necessidades?
Também é fundamental ter em conta como está preparado. E também é bom não esquecer que o espaço que vamos arrendar tem todos as licenças adequadas para a atividade que vamos desenvolver. Por exemplo, é necessária uma saída de fumos homologada no caso de quereres abrir um bar ou um restaurante.
Para poder comentar deves entrar na tua conta