Atualização: nova edição 2015 dos cursos de marketing imobiliário do idealista
O verão, ao contrário do que se possa pensar, é uma boa época para vender uma casa. Mas se vais colocar o teu imóvel no mercado nesta época do ano deverás ter em conta alguns conselhos importantes. Se preparas a casa com conceitos de home staging, vais conseguir aumentar as visitas e isto é igual a multiplicar as opções de venda ou arrendamento.
Na época estival imaginamo-nos mais do que nunca a aproveitar o nosso lar com a família e é essa sensação que devemos recriar quando preparamos a casa para apresentar.
Os espaços exteriores devem, se tiveres um, ser potenciados:
1) piscina: se tens a sorte de ter piscina, é muito importante que brilhe em todo o seu esplendor, já que o verão mais do que nunca será um elemento atrativo e chave na decisão de compra. Assegura-te de que a água e o fundo estão limpos, livres de folhas, ervas... utiliza um mobiliários atrativo estrategicamente arrumado, para que convide a sonhar, de forma a que os potenciais clientes se imaginem a eles mesmos ali relaxados, a usufruir...
2º) jardim: dedica tempo a plantar flores aromáticas e vistosas, tira as folhas secas e cuida da relva... o olfato tem uma grande importância sobre os outros sentidos e está demonstrado cientificamente que nos liga ao passado. O cheiro a jasmim recorda aquelas noites de verão em... se conseguires que os clientes sintam este tipo de emoções, tens feito muito do trabalho de promoção.
3) pátio ou varanda: uma varanda pode converter-se num oásis urbano. Hoje em dia existe mobiliário low cost que consegue criar um efeito wow. Não percas, por isso, a oportunidade de te diferenciares.
4) Alpendre: quem é que nunca sonhou em ter um alpendre onde tomar o pequeno-almoço ou acabar o dia a tomar algo? Prepara-o como um cenário de teatro, põe alguma coisa para "picar" e serve umas bebidas fresquinhas... a recordação será inesquecível para os potenciais compradores. Se calhar não lhes vendes essa casa, mas seguramente vão querer visitar outras contigo, pelo que lhes fizeste sentir.
Outros elementos a que tens de prestar atenção são:
5) iluminação: como os dias são maiores, tens a oportunidade de mostrar um imóvel com luz natural. Todos os agentes imobiliários sabem que os espaços luminosos se vendem antes dos que os que não são. Por isso, assegura-te de que a luz natural flui, que deixas as cortinhas abertas e que os cristais estão limpos.
6) a limpeza: a limpeza e organização são uma das regras básicas do marketing imobiliário. E não apenas no verão, como em todas as épocas do ano. Uma casa que não está impecavelmente limpa transmite uma informação negativa e isto não ajuda na decisão de comprar ou arrendar.
7) a temperatura: se fizer demasiado calor na casa, os clientes não se vão sentir cómodos, e podem despertar sensações desagradáveis, impedindo que se foquem no verdadeiro potencial da compra.
Devemos minimizar estas sensações na medida do possível. Assim, se tiveres ar condicionado, liga-o um pouco antes da visita para que refresque o ambiente, mas não demasiado para que pareça uma arca frigorifica. Se não tiveres ar condicionado, é conveniente que marques a visita para o início ou final do dia.
8) fotografia profissional é imprescindível: as últimas estatísticas dizem que 70% dos que começam a procurar casa fazem-no por internet. O que significa que o que primeiro se vê é uma fotografia, que pode fazer com que alguém se apaixone ou rejeite uma casa no momento. Não é esta razão suficiente para se realizar uma reportagem profissional?
9) facilita as visitas: se te ligam para ver uma casa e não te apetece nada. Está muito calor e pensas que é apenas um curioso... é um erro. no verão mais do que nunca são potenciais compradores. Afinal a quem e que lhe ia dar para se meter a ver casas quando podia estar na praia ou na piscina?
Não te esqueças: um espaço exterior é um tesouro, muitas vezes escondido ou desaproveitado... mas que deves tentar o maior partido possível. Com estes conselhos vais marcar a diferença e conseguir uma proposta de valor para a casa que queres vender. Lembra-te: tens que vender sensações e experiências. Vender casas que convidem a sonhar.
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