Novo retail park em Portimão vai abrir portas e empregar 200 pessoas
Um novo ‘retail park’ vai ser inaugurado na quinta-feira em Portimão, um investimento de 20 milhões de euros que prevê criar mais de 200 postos de trabalho diretos, anunciou esta sexta-feira (dia 23 de maio) a empresa responsável pelo projeto.Em comunicado, os promotores do Nova Vila Retail Park ref
Lojas para vender ou arrendar: aRetail reforça expansão em Portugal
A aRetail, consultora imobiliária focada na compra e arrendamento de espaços comerciais, continua empenhada em reforçar a sua expansão em Portugal.
Sierra diversifica imóveis sob gestão – e fecha mais arrendamentos
A multinacional Sonae Sierra tem focado a sua aposta na diversificação de imóveis que tem sob gestão em Portugal, passando do retalho à habitação, escritórios e novos espaços de lazer.
Lojas, escritórios, hotéis e logística animam economia portuguesa
O ambiente económico passou a estar mais interessante para o investimento imobiliário em Portugal, com a redução dos juros ao longo do ano passado.
O luxo de arrendar lojas no Chiado: “Ter uma disponível é um desafio”
A renda ‘prime’ numa loja da zona do Chiado, no coração de Lisboa, atingiu um máximo histórico em 2024, com os valores a rondarem os 1.620 euros por metro quadrado por ano (€/m2/ano), um aumento de 8% face a 2023, segundo o relatório “Main Streets Across The World”, da Cushman & Wakefield (C&W). O Chiado volta, assim, a integrar o Top 30 do ranking das localizações de comércio de rua mais caras do mundo – ocupa precisamente o 30º lugar –, que pela primeira vez é liderado por uma rua europeia, a Via Montenapoleone, em Milão. “Ter uma loja disponível no Chiado é um verdadeiro desafio”, conta ao idealista/news Maria José Almeida, Associate do departamento de Retalho da C&W.
Lojas e escritórios transformados em casas: onde compensa mais?
A reconversão de lojas e escritórios em casas está a ganhar um novo dinamismo em Portugal desde que o simplex dos licenciamentos urbanísticos entrou em vigor no início de 2024. Embora ainda se aguardem mudanças ao diploma, já há vários profissionais do mundo imobiliário focados em ajudar a transformar estes espaços comerciais em habitação, de forma a aumentar a oferta de casas para comprar ou para arrendar no país. E esta mudança do uso dos imóveis de serviços para habitação pode compensar ainda mais para quem quer rentabilizar uma loja ou um escritório vazio. É no Porto e em Évora onde esta reconversão pode ser mais rentável, revela esta análise dos dados mais recentes do idealista/data.
Retail Mind investe 150 milhões em 4 retail parks em Portugal até 2027
O Grupo Retail Mind, gestor e consultor ibérico fundado em 2012 e especialista em retalho, está a desenvolver quatro novos retail parks em Portugal, com inaugurações previstas até janeiro de 2027. Em causa estão espaços comerciais localizados em Felgueiras, Ponta Delgada, Póvoa de Varzim e Cantanhede que “representam um investimento global de mais de 150 milhões de euros e estarão na origem de cerca de 2.000 postos de trabalho diretos e indiretos”, adianta a empresa em comunicado.
Rendas de lojas de rua crescem 9,9% na Europa – em Portugal estabilizam
As rendas nas principais ruas comerciais da Europa registaram uma subida média anual de 9,9% no terceiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Trata-se de um valor que “é quase sete vezes superior ao crescimento de 1,5% registado em 2023”, refere em comunicado a Savills, apoiando-se em dados de um relatório. Em Portugal, as rendas devem manter-se estáveis ou aumentar ligeiramente devido à escassez de oferta e aumento na procura.
Antiga fábrica têxtil dá lugar a Retail Park em Vizela
No lugar onde um dia funcionou uma fábrica têxtil nasceu o Retail Park Vizela. Esta nova centralidade comercial a norte do país é o resultado de um investimento de cerca de 12 milhões de euros. Já abriu portas em Vizela, distrito de Braga, e vai criar 70 empregos.
The One: 65 apartamentos e 4 lojas a nascer em pleno coração lisboeta
O The One é o mais recente edifício residencial da Avenida João XXI, em pleno centro de Lisboa. Este edifício é composto por 65 apartamentos e quatro espaços comerciais. O empreendimento está localizado numa zona de prestígio, junto ao Campo Pequeno e em frente ao edifício da Caixa Geral de Depósitos, e próximo da Praça de Londres e Avenida de Roma, umas das artérias mais importantes da cidade.
Mudar uso de escritórios e lojas para habitação: onde é mais rentável?
O simplex dos licenciamentos urbanísticos já chegou ao mercado e promete gerar uma onda de mudança, de forma a aumentar a habitação disponível para comprar e arrendar. E uma das novidades passa mesmo por facilitar o processo de reconversão de imóveis comerciais em habitação, já que é possível fazê-lo sem autorização do condomínio desde o passado dia 1 de janeiro de 2024. Esta medida pode, assim, estimular a tendência já identificada em Portugal de converter lojas e escritórios em habitação. Mas onde é que poderá compensar mais aos proprietários fazer esta transformação dos imóveis? Na maioria das freguesias de Lisboa e do Porto, arrendar casa é mais rentável do que o arrendamento de um escritório ou loja, tal como revelam os dados do idealista/data.
Travão às rendas comerciais é “erro crasso”, alertam consultores
A Associação de Empresas de Consultoria e Avaliação Imobiliária (ACAI) considera que estão a ser cometidos “erros crassos” relacionados com a limitação das rendas no segmento do imobiliário não-habitacional, salientando que se trata de uma “política cega e feita de forma transversal”.
Comércio de rua em Lisboa: há duas lojas à procura de inquilino
Há duas lojas no centro de Lisboa, na zona do Marquês de Pombal, à procura de inquilino: uma está localizada no edifício histórico Duque de Palmela 37 e tem 287 metros quadrados (m2) e outra na Fontes Pereira de Melo e tem 240 m2 – encontra-se na nova sede da Cuatrecasas. As lojas em causa pertencem ao fundo EREF da Explorer Investments.
Sonae ganha 26,8 milhões com venda e arrendamento de três lojas da Worten em Espanha
A Sonae vai ganhar 26,8 milhões de euros com uma operação de venda e posterior arrendamento (“sale and leaseback”) de três lojas da Worten em Espanha, nas cidades de Madrid, Barcelona e Valência.
Turismo faz disparar rendas prime nas lojas da Baixa de Lisboa e Porto
O crescimento do turismo em Lisboa e no Porto está a beneficiar o comércio de rua nas duas cidades, sobretudo nas zonas mais centrais, já que, em 2015, as rendas prime nas lojas dispararam. As rendas de retalho na Baixa de Lisboa encerraram o ano nos 85 euros por m2 por mês, o que representa um crescimento de 42% face a 2014, enquanto na rua de Santa Catarina a renda prime para as lojas alcançou os 50 euros por m2 por mês, praticamente o dobro face ao período homólogo.
Sonae ganha 164 milhões com venda e futuro arrendamento de 12 ativos de retalho alimentar no país
A Sonae arrecadou 164 milhões de euros com a venda e posterior arrendamento (“sale and leaseback”) de 12 ativos de retalho alimentar em Portugal. O “acordo promessa para a operação” em causa foi concluído na passada sexta-feira (dia 29 de janeiro).
Sonae vende e arrenda 12 lojas por 105,9 milhões de euros
A Sonae concluiu uma operação de venda e posterior arrendamento (sale and leaseback) de 12 ativos de retalho alimentar localizados em Portugal. O negócio “totalizou 105,9 milhões de euros e corresponde a ativos cujo valor contabilístico líquido estimado é de 74,8 milhões de euros”, lê-se no comunicado enviado pela empresa à CMVM.
Conselhos para escolheres o melhor local para o teu negócio
Os preços das rendas dos espaços comerciais, com exceção de algumas zonas premium como o Chiado ou a Av. Liberdade em Lisboa, desceram nos últimos anos devido ao fecho de muitos negócios. Este fator pode ser uma boa oportunidade para que uma PME faça as malas e se mude a um novo local. Mas antes de dar este passo há que analisar algumas questões como a atividade que a empresa realiza ou onde está o seu público para escolher o sítio que mais lhe convém.
Lisboa: segmento escritórios cresceu 61% face a 2013
A área de escritórios contratada na Grande Lisboa no primeiro semestre do aumentou bastante (61%) face ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da consultora Worx Real Estate, registaram-se 117 operações entre janeiro e junho relacionadas com escritórios na Grande Lisboa, o que representou uma área total de 41,020 metros quadrados. Por outro lado, os preços das lojas comerciais também estão mais caros, tendo aumentado 1% do 1º para o 2º trimestre, a nível nacional.
Espanhol compra loja em Lisboa por 6,6 milhões
A nova loja da marca de vestuário masculino Ermenegildo Zegna, localizada no número 177 da Avenida da Liberdade (ocupada anteriormente pela Lanidor), em Lisboa, foi comprada por um investidor espanhol por 6,6 milhões de euros. Em causa está um espaço com 1.059 m2 distribuídos ao longo de quatro pisos.
Lisboa: EPUL leva a leilão 52 espaços comerciais
A Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) leva hoje a leilão 52 espaços comerciais.
lisboa: rendas são mais caras no chiado que na avenida da liberdade
o incêndio do chiado de 1988 destruiu prestigiados espaços comerciais de lisboa, mas, passados 25 anos, esta é uma das zonas mais movimentadas da capital, tendo rendas mais caras que as luxuosas lojas existentes na avenida da liberdade.
comércio: crise não afecta arrendamento de luxo em lisboa
em tempos de crise económica, os investidores afastam-se do risco e procuram investimentos seguros e resistentes.
comerciantes querem rever lei das rendas. aumentos chegam aos 200%
a nova lei das rendas, que entrou em vigor em novembro do ano passado, continua a ser muito criticada, mesmo no que diz respeito ao arrendamento de lojas.
rumores
carlos cruz, jorge ritto e manuel abrantes às portas da prisão: o processo “casa pia” transita hoje em julgado e, segundo o correio da manhã (cm), carlos cruz, jorge ritto e manuel abrantes regressam à prisão dentro de dias. já o médico ferreira diniz alega prescrição de metade dos crimes.