Depois de anos às compras em Portugal, na década passada, o fundo norte-americano Blackstone prossegue agora o ciclo vendedor em que já se destacou pelas vendas do Almada Fórum - à Merlin Properties, em 2018, por 406,7 milhões de euros - e do Fórum Montijo, o Fórum Sintra e o Sintra Retail - à Ceetrus Portugal por 500 milhões de euros.
Desta vez, a Blackstone fez negócio com a FRI2, fundo gerido pela belga Mitiska REIM, vendendo uma carteira de quatro retails em Portugal. O processo de venda àquele que é um maiores investidores no segmento dos retail parks na Europa foi assegurado pela Multi - plataforma de gestão ativos imobiliários do fundo americano Blackstone - e contempla os centros comerciais Aveiro Retail Park, Alverca Park, Santarém Retail Park e Lima Retail Park, que somam um total de 78,5 mil metros quadrados (m2).
“Depois de termos, em 2018, realizado a maior transação da história dos centros comercias em território nacional, realizamos, agora, a maior transação do mercado de retail parks em Portugal”, realça Francisco Cavaleiro de Ferreira, managing diretor da Multi Iberia, citado em comunicado.
O Aveiro Retail Park, o Lima Retail Park e o Sintra Retail Park foram adquiridos em janeiro de 2016, tendo a Multi anunciado ainda, na altura, a aquisição do Portimão Plot, numa operação de 100 milhões de euros. Estes imóveis eram detidos, antes de 2016, pela britânica British Land. O Alverca Park foi comprado em 2015, tal como recorda o Hipersuper.
Investidores belgas prometem continuar a investir em Portugal
A Mitiska REIM, por sua vez, fez o seu primeiro investimento em Portugal, no início de 2018, com a aquisição das holdings de dois retail parks (o Focus Park, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, e o Parque Mondego, em Coimbra). A aquisição foi levada a cabo pelo fundo First Retail International 2, que levantou cerca de 223 milhões de euros no final de 2016.
Agora os belgas aceitaram pagar cerca de 40 milhões de euros, o equivalente a uma yield superior a 7,5%, segundo diz o ECO, citando fontes do mercado. A operação fechada em dezembro de 2019 foi assessorada pela RPE, RRP Advogados, PwC, Gleeds, Ambiente LLP e Cushman & Wakefield.
“Ao longo dos últimos três anos, construímos uma plataforma de retail parks espalhados pelo país, somando mais de 135.000 metros quadrados de ABL tanto em funcionamento, como em desenvolvimento. Esta última aquisição, uma das maiores de sempre observadas em Portugal, consolida a posição de liderança da Mitiska REIM no mercado“, diz Alfonso Cuesta, diretor de investimentos (Espanha e Portugal) da Mitiska REIM, citado em comunicado.
Depois desta operação, “iremos continuar a investir na economia doméstica”, adianta Enzo Guidez, Senior Investment Associate na Mitiska REIM. Esse investimento será “através da promoção de novos projetos (já em fase de desenvolvimento)”, mas também “através de trabalhos de melhorias do nosso portefólio existente ou simplesmente através de novas oportunidades de investimento que possam surgir”, remata.
Para poder comentar deves entrar na tua conta