Programa “Lojas com História” da Câmara Lisboa pode não ser suficiente para travar o encerramento destes espaços.
Comentários: 0
Comércio com história em Lisboa
Photo by Clifford on Unsplash

A proteção do programa “Lojas com História” da Câmara Municipal de Lisboa pode não ser suficiente para travar o encerramento destes espaços comerciais na capital. Estima-se que já tenham fechado portas mais de 150 estabelecimentos pré-selecionados como “Lojas com História”. E recentemente fechou mais um: a Sapataria A Deusa, que fez parte do comércio da Baixa de Lisboa durante 70 anos.

Esta é uma situação que tem preocupado a União de Associações do Comércio e Serviços (UACS), já que são várias os estabelecimentos históricos que têm encerrado na capital, como é o caso da Casa Frazão, Camisaria Pitta, Casa dos Carimbos, Casa Maciel ou da Alfaiataria Nunes Corrêa, dizem em comunicado enviado à imprensa.

“A UACS estima que já tenham fechado mais de metade das lojas do núcleo das iniciais 300 pré-selecionadas pela autarquia para o programa Lojas com História”, indicou a união de associações da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

E é por isso que defende que devem ser discutidos “de forma mais célere” os processos de candidatura apresentados ao programa Lojas com História, promovido pela Câmara de Lisboa, no sentido de “conceder efetiva proteção aos estabelecimentos emblemáticos da cidade que mereçam ser distinguidos”. O objetivo passa por preservar e promover o comércio local e tradicional de Lisboa como “marca diferenciadora da cidade”, protegendo a sua integridade e autenticidade, dizem ainda.

Lojas com história a fechar em Lisboa
wikimedia_commons

Qual o futuro da Sapataria A Deusa?

O encerramento da Sapataria A Deusa foi o mote para que este tema voltasse para a ribalta. Os comerciantes foram despejados na quarta-feira, dia 16 de fevereiro de 2022, depois de cerca de 70 anos de atividade, após uma decisão favorável ao senhorio. Isto porque embora o seu contrato estivesse protegido pelo programa “Lojas com História” da Câmara Municipal de Lisboa, o gerente da sapataria terá perdido o recurso para a renovação do seu contrato de arrendamento.

“Após a tentativa para reverter a situação de despejo, a mesma acabou por ocorrer no dia 16 de fevereiro por parte do proprietário, que levou ao local o seu advogado e o agente de execução acompanhados da polícia, depois de ter alterado a fechadura do local”, relatou a união de associações, explicando que tal aconteceu apesar de a sapataria Deusa ser Loja com História desde 17 de outubro de 2019.

Despejos de lojas em Lisboa
Google Maps

O proprietário do estabelecimento realizou “todos os esforços possíveis legais” para travar o processo de despejo do imóvel arrendado na Baixa de Lisboa, mas “deparou-se com a decisão executada, encontrando-se a desenvolver uma providência cautelar e com recurso extraordinário”, diz ainda a UACS.

É no local – no edifício número 9 da Rua 1º de dezembro - que o proprietário do edifício pretende construir um hotel de luxo. O projeto já deu entrada na Câmara de Lisboa e está agora em fase de “apreciação", refere o Jornal de Notícias. No rés-do-chão, onde fica a loja e outros seis espaços comerciais do prédio - quatro dos quais já fecharam - , está previsto desenvolver um restaurante e nos andares superiores 35 quartos de hotel.

*Com Lusa

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta