
O Pingo Doce lançou esta semana um sistema que diz ser pioneiro em Portugal: um restaurante com caixas de pagamento por Inteligência Artificial (IA). A estreia da funcionalidade deu-se no espaço Comida Fresca do Pingo Doce no centro comercial Alegro Sintra, que foi totalmente renovado e conta agora com capacidade para 342 lugares sentados.
A novidade está na forma como os clientes pagam. Em vez de registarem os pratos manualmente, o sistema reconhece automaticamente os alimentos colocados no tabuleiro, através de tecnologia avançada. Desenvolvida pela startup Retail Robotics Solutions, esta tecnologia identifica os pratos com base na forma, cor e textura, replicando o modo como os humanos reconhecem objetos.
“O uso de IA torna possível a implementação de soluções inovadoras que permitem melhorar a experiência dos nossos clientes em loja, o que neste caso se traduz numa redução do tempo despendido no registo e pagamento e consequente diminuição dos tempos de espera”, sublinha José Esteves, diretor de IT do grupo, citado em comunicado.
O responsável destaca que o atendimento personalizado continua a ser “essencial e diferenciador”, mas que a introdução da tecnologia visa sobretudo otimizar o processo de pagamento. O projeto, iniciado há cerca de um ano, insere-se na estratégia do grupo para modernizar os seus espaços de restauração e melhorar a experiência do consumidor.
Os clientes têm agora à disposição cinco caixas de ‘self checkout’ com IA de última geração.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta