Crise é igual a oportunidade. Este é o lema de Marianela Oliveri, agente imobiliária da Remax na Argentina que vendeu 80 casas num ano (uma a cada cinco dias) e passou a ser a líder de vendas no país e a 26ª a nível mundial, segundo a mediadora. Os segredos do sucesso passam por, por exemplo, dar segurança ao cliente, definir um preço adequado e trabalhar uma zona específica.
Marianela teve de encontrar soluções para fintar a crise que também se instalou no seu país, até porque na Argentina é muito complicado vender imóveis. Por isso, os mediadores “fazem magia” para consumar negócios. Um dos principais obstáculos às transações foi o facto de o governo exigir que as transações sejam feitas em dólares, mas é muito complicado comprar a moeda. O que mais abundam são os pesos (argentinos), por isso é preciso fazer “magia” para que os negócios se materializem.
Apesar da Argentina estar a passar por uma delicada situação política e económica, Marianela considera que há sempre uma razão para comprar ou vender uma casa. “A necessidade de uma mudança, de trocar de casa, quer seja uma maior ou uma mais pequena, vai sempre existir”, conta.
Estas são as sete chaves do sucesso do negócio de compra e venda de casas, segundo Marianela Oliveri:
1 – Serviço personalizado e completo
Há que acompanhar o cliente em todos os momentos, desde a visita aos imóveis até praticamente à escritura. É o que atualmente se define como “personal shopper imobiliário”, uma figura que está a ganhar cada vez mais força.
2 – Definir um preço adequado
Marianela assegura que é muito importante conhecer bem a zona e o preço das casas. “Os vendedores querem sempre pedir mais pela casa face ao que ela vale. Eu explico sempre que se o preço for demasiado elevado o negócio não avança. Se quer vender tem de se estabelecer um preço adequado”.
3 – Apostar e trabalhar numa zona em específico
É importante conhecer bem uma determinada zona e tornar-se especialista na mesma, porque se conhece tudo o que existe ao redor da mesma, como colégios, hospitais e outros serviços.
4 – Formação constante
O agente imobiliário deve estar constantemente em formação, dentro e fora da empresa. É preciso ganhar a confiança do cliente. Marianela revela que esteve quase um ano a receber formação e a preparar-se antes de começar a vender casas. E esta formação é e tem de ser contínua.
5 – Segurança
É recomendável que o cliente saiba com quem está a falar e que haja um trato pessoal. Segundo a agente imobiliária, o facto de pertencer a uma mediadora imobiliária é positivo, já que há muito mais imóveis à espera de serem comercializados, os que lhe pertencem e os que estão “na posse” dos seus colegas.
6 – Humildade
É importante colaborar com todos os colegas de profissão. “Se ele cresce também tu podes crescer”, por isso é benéfico para todos, conta.
7 – Responsabilidade
Há que trabalhar em equipa e estabelecer um compromisso com a empresa e com os clientes.
Para poder comentar deves entrar na tua conta