
A oferta de centros comerciais em Portugal “tem vindo a corrigir, adaptando-se à nova realidade deste setor, cujo potencial de crescimento é cada vez mais reduzido”. Esta é a conclusão do estudo “Global Shopping Centre Development”, publicado pela Cushman&Wakefield (C&W). Segundo a consultora, em 2013 não abriram centros comerciais no país e até final deste ano apenas está prevista a abertura de um (Alegro Setúbal) e a expansão de outro (Forum Algarve).
De acordo com a C&W, estão atualmente em construção somente três “shoppings”. O Alegro Setúbal, que conforme referido deverá ser inaugurado este ano – terá 42.500 metros quadrados (m2) –, o Dolce Vita Braga (42.000 m2) e o Évora Shopping (16.000 m2), que estão na posse de bancos nacionais.
Em declarações ao idealista News, fonte da C&W adianta que nos últimos três anos não encerraram centros comerciais no país. O último a fechar portas foi o Palácio Sotto Mayor, em Lisboa, mas há alguns anos. “Não é comum em Portugal fecharem grandes unidades”, assegura.
Aberturas só nos países emergentes
Em termos mundiais, e segundo o estudo “Global Shopping Centre Development”, é esperada a abertura, entre 2014 e 2016, de várias unidades em países emergentes, como por exemplo Brasil, Rússia, Índia e China. “Em 2012 e 2013, mais de 1.650 centros comerciais foram concluídos nos mercados analisados. Estes imóveis representam 63,9 milhões de m2 de área bruta locável, 7% do espaço comercial existente. Os EUA, Rússia, Brasil, México, Índia e China foram os países que inauguraram mais centros comerciais. Só no continente americano foram concluídos mais de 1.000”, refere, em comunicado, a C&W.
A consultora estima que as aberturas previstas para este ano “totalizam 38,3 milhões m2 divididos por 1.134 novos centros comerciais”. Só na Ásia está prevista a abertura de 22 milhões m2. “Para os próximos três anos, inaugurará mais de 53,3 milhões m2, quase cinco vezes mais que os EUA, que se seguem no ranking”, lê-se no documento.
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