
Produção na construção cresce 2,9% em junho
O Índice de Produção na Construção cresceu 2,9% em junho, face ao mesmo mês de 2024, segundo dados divulgados esta quarta-feira (13 de agosto de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Um crescimento alavancado por aumentos verificados nos segmentos Construção de Edifícios e Engenharia Civil.

Salário médio de trabalhadores domésticos é inferior a 360 euros
O salário médio dos trabalhadores do serviço doméstico declarado à Segurança Social (SS) é inferior a 360 euros, abaixo do Salário Mínimo Nacional (SMN), segundo dados oficiais. De acordo com estatísticas enviadas à Lusa pelo Instituto da Segurança Social (ISS), em dezembro de 2024, um trabalhador recebia, em média, 358 euros. O Governo quer, de resto, acabar com a criminalização da não declaração do trabalho do serviço doméstico, sendo que a mudança não isenta os empregadores da obrigação de comunicar a contratação de uma empregada de limpeza à SS.

Rendas devem aumentar até 2,2% em 2026
As rendas de prédios urbanos deverão aumentar até 2,2% em 2026. Isso mesmo mostram os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), que confirmam que a inflação média dos últimos 12 meses sem habitação, que serve de base à atualização das rendas, fixou-se em 2,16% em julho.

IMI aumenta 9,75% à boleia da atualização automática do VPT
É caso para dizer: atenção proprietários de casas. Isto porque o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar já em 2025 deverá aumentar 9,75%, devido à atualização do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos prédios urbanos, que é atualizado de três em três anos e foi revisto em 2024.

Milhares de hotéis europeus vão processar a Booking
Milhares de hotéis europeus preparam-se para processar a Booking, acusando a plataforma de ter causado “prejuízos financeiros substanciais” aos negócios com “práticas abusivas” ao longo de 20 anos. Práticas essas que “distorceram a concorrência no mercado online” a favor da plataforma.

Taxa de inflação a subir em Portugal – aumenta para 2,6% em julho
A taxa de inflação acelerou, em termos homólogos, para 2,6% em julho, sendo o quarto mês consecutivo de aceleração do Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Portugal. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (12 de agosto de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que confirmam as estimativas anunciadas inicialmente.

Explorer quer comprar carteira de hotéis de luxo em Portugal aos bancos
Este tem tudo para ser um dos maiores negócios imobiliários do ano. Em causa está a compra, por parte da Explorer Investmentes, de uma carteira de hotéis de luxo e outros ativos turísticos que está na posse de vários bancos. A transação rondará os 660 milhões de euros.

Parque industrial em Palmela com 26.000 m2 muda de mãos
É mais um negócio imobiliário que comprova que Portugal continua no radar dos investidores, nomeadamente no segmento comercial. Falamos da aquisição da Quinta da Marquesa, um parque industrial de 26.000 metros quadrados (m2) em Palmela, às portas de Lisboa, que foi comprado pela Patron Capital em parceria com a INBRIGHT. O valor da transação não é divulgado – sabe-se apenas que a transação foi financiada pelo BCP – e o vendedor é um fundo imobiliário português aberto, cujo nome não é divulgado.

Promotor de televisão promete projeto imobiliário de luxo em Almada
Sérgio Figueiredo, ex-diretor de Informação da TVI, ex-diretor do Negócios e antigo administrador da Fundação EDP, tem uma nova marca de media, a Conta Lá - Conteúdos Audiovisuais, S.A. (Conta Lá), e estará a tentar atrair novos investidores para a marca acenado com a possibilidade de estes virem a beneficiar de um projeto imobiliário e residencial de luxo situado em Porto Brandão (Almada).

Autoridade da Concorrência questionada fortemente pela sua credibilidade
A credibilidade da Autoridade da Concorrência (AdC) está a ser posta em causa por vários banqueiros em Portugal. A entidade reguladora liderada por Nuno da Cunha Rodrigues lançou uma consulta ao mercado sobre o setor da banca a retalho, que está a receber contributos até setembro, e a ser alvo de fortes contestações por parte dos líderes de algumas das principais instituições financeiras a operar no mercado nacional.