Comentários: 0

O projeto de construção do novo Centro Comercial Jumbo de Sintra, junto ao nó de Mem Martins do IC19, obteve decisão de conformidade ambiental “condicionada” da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo. Em causa está um projeto com uma área bruta de construção de 14.693 metros quadrados (m2) – previsto para um terreno com 84.941 m2 – e localizado em frente ao Lidl e perto do Fórum Sintra e do Retail Park, do lado oposto do IC19.

Segundo o jornal i, a decisão do CCDR, a que a Lusa teve acesso, determina que o licenciamento da construção à vista da serra de Sintra fica condicionado à capacidade da Sanest (Saneamento do Estoril) para receber e tratar os efluentes domésticos do hipermercado. 

O vice-presidente da CCDR considera que o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (Recape) se encontra “conforme, na generalidade, com os termos da DIA [Declaração de Impacte Ambiental]”, mas a abertura fica condicionada à conclusão das obras na rede viária envolvente.

O Recape esteve em consulta pública em junho e visa a construção pelo grupo Auchan de um hipermercado, galeria comercial, armazéns e escritórios entre a saída de Mem Martins do IC 19 e a Estrada Nacional 249.

O empreendimento foi chumbado numa DIA de 2008, do então secretário de Estado do Ambiente Humberto Rosa, por contrariar o Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa e ocupar uma zona “estratégica para a estrutura ecológica municipal”, essencial à “contenção do contínuo urbano”. Entretanto, o grupo Auchan pediu a reapreciação do projeto e, em 2012, o então secretário de Estado Pedro Afonso de Paulo emitiu nova DIA favorável condicionada.

A construção do novo Centro Comercial Jumbo de Sintra tem a duração de 18 meses e a decisão da CCDR é válida até 2018.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta