Comentários: 0

O acesso ao novo portal das Finanças faz-se através do mesmo link, mas a página de apresentação é diferente. O grande objetivo do Governo ao refrescar o "rosto" e ponto de contacto do Fisco com os contribuintes é ter um portal mais intuitivo e autonomizar o IRS e o IRC, de forma a evitar o caos que tem marcado as últimas entregas das declarações destes impostos, devido aos picos de acesso.

A renovação introduzida, além da imagem e organização do site, procurou sobretudo evitar bloqueios da máquina informática do fisco no final dos prazos para a entrega das declarações de impostos, segundo escreve o Expresso

Para o IRS, foi criada uma máquina independente das restantes funcionalidades do site, o que vai permitir controlar os picos de acesso quando decorre o final do prazo para a entrega da declaração.

A nova página das Finanças tem também um acesso específico para os técnicos oficiais de contas, que a partir daí podem fazer a entrega das declarações de IVA dos clientes, por exemplo.

Do lado do IRC, a opção foi por um webservice, que funciona como um canal direto entre as empresas e a Autoridade Tributária e Aduaneira (à semelhança do que já acontece com o envio dos dados das faturas e as guias de transporte). Deverá estar a funcionar em março, a tempo da entrega da próxima declaração anual de rendimentos das sociedades.

Além disso, a partir de 2016, o fim dos prazos para a entrega do IRS (2ª fase) e do IRC deixam de coincidir a 31 de maio, já que os particulares terão até 16 de maio para enviar o Modelo 3 e as empresas até ao último dia do mês.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta