
A taxa máxima do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), atualmente em 0,5%, deve baixar para 0,4%, para compensar o fim da cláusula de salvaguarda neste imposto.
Segundo o Jornal de Negócios, esta proposta deve ser debatida no congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que se realiza hoje e amanhã em Tróia. Os autarcas querem ainda assegurar que o IMT não vai ser extinto.
IMI: proprietários com rendimentos baixos podem ficar isentos
A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) alertou para a existência de um prazo para fazer o pedido de isenção do pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) – até 30 de junho –, para agregados com rendimentos baixos e casas avaliadas abaixo dos 66.500 euros.
IMI: tudo o que precisas de saber sobre o imposto da casa
O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que começa a ser pago em abril, tem suscitado muita polémica nos últimos tempos, sobretudo porque foram feitas várias alterações no seu funcionamento. Com a chegada da Troika, as casas foram reavaliadas e o Valor Patrimonial Tributário (VPT) subiu, o que fez com que o imposto aumentasse. Mas foi posto um travão na subida, a chamada cláusula de salvaguarda do IMI, que agora termina.
IMI: PS quer repor cláusula de salvaguarda para impedir aumentos
O PS quer repor, quando for Governo, a cláusula de salvaguarda do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que limita até 75 euros o aumento anual do imposto. Com o fim da referida cláusula, que terá efeitos este mês para vários proprietários, o Executivo prevê mais 150 milhões de euros de receita adicional em 2015.
IMI: aumentos podem chegar aos 500%
Os proprietários vão começar a receber em breve as notificações para pagarem o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). E com o fim da cláusula de salvaguarda, que nos últimos dois anos colocou um travão no aumento do imposto – a um máximo de 75 euros para as casas reavaliadas –, a fatura a pagar deve subir entre 35% e 40%. Em alguns casos o IMI pode subir até aos 500%.
Habitação acessível: Bruxelas quer países da UE a dar ajudas estatais
A Comissão Europeia quer incentivar os países da União Europeia a apoiarem as suas economias para aumentar a oferta de habitação acessível através de um alívio nas regras dos auxílios estatais, que deixam de ter de ser notificados.
Preço das casas duplicou em Portugal em 15 anos
Os preços das casas aumentaram 5,1% na zona euro e 5,4% na União Europeia, no segundo trimestre em comparação com o período homólogo, divulga hoje (dia 03 de outubro de 2025), o Eurostat, com Portugal a registar o maior avanço, de 17,2%. Na variação em cadeia, o indicador cresceu respetivamente, 1,6% e 1,7%. Entre 2010 e 2025, os preços das casas mais do que duplicaram (141%) no País.
Santa Casa de Lisboa leva nove imóveis a hasta pública por 3,09 milhões
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) está interessada em “desfazer-se” de património, tendo anunciado que vai levar a hasta pública nove imóveis, que estão localizados sobretudo em Lisboa: há um em Sintra e outro em Odivelas. A hasta pública realiza-se dia 19 de novembro de 2025 e o valor base global é de 3,09 milhões de euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta