Comentários: 0

Serafim Martins, dono do grupo empresarial Feira dos Tecidos, está detido em prisão preventivaO juiz do Tribunal de Instrução do Porto decretou a aplicação da medida de coação mais grave a três dos nove arguidos do processo Fazenda Branca, por suspeitas dos crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

O primeiro interrogatório judicial começou no dia das detenções, na quarta-feira, tendo-se prolongado até ontem no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, segundo a Sic Notícias.

A operação Fazenda Branca foi desencadeada na última quarta-feira e, em comunicado, a Polícia Judiciária explicou que as “investigações permitiram indiciar a existência de um grupo organizado no setor da compra e venda de têxteis que, atuando de forma concertada e permanente, vinha efetuando transações comerciais sem proceder à respetiva declaração fiscal ou fazendo-o com falsidade, lesava a Fazenda Nacional em dezenas de milhões de euros em sede de IRC e IVA".

Este mesmo grupo terá lesado o Estado em mais de 20 milhões de euros graças à fuga de impostos.

Um dos suspeitos é um chefe de equipa da Direção de Finanças do Porto que não está entre os detidos.

Em declarações à agência Lusa, o advogado de quatro dos nove arguidos, Pedro Marinho Falcão, explicou que os restantes seis detidos têm de se apresentar às autoridades periodicamente, estando proibidos de contactar com os arguidos e de sair do país.

Pedro Marinho Falcão acrescentou ainda à agência Lusa que vai interpor recurso da medida da coação aplicada aos seus dois clientes que ficaram em prisão preventiva.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta