Desde 2002, os contribuintes portugueses deram um apoio superior a 10 mil milhões de euros às energias renováveis. Estas fontes ‘limpas’, têm vindo a ser promovidas por verbas públicas de forma a garantir a sua sustentabilidade de longo prazo, segundo diz um relatório feito por peritos do setor energético, com base em dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Os valores dos custos, segundo o Notícias ao Minuto, referem-se sobretudo a custos extra e acertos de contratos, pagos aos produtores devido ao mecanismo de compensação financeira acordado com a EDP. “Só este ano, o valor dos sobrecustos com as renováveis será de 1,3 mil milhões de euros”, explica o estudo intitulado ‘Ideias para Portugal’.
O trabalho, que contou com a colaboração do antigo Secretário de Estado da Energia Henrique Gomes, aponta a necessidade de ser criada “concorrência efetiva” no mercado energético, destacando a diferença de preços em Portugal e no estrangeiro, diz ainda o portal.
“Em Espanha e França a EDP Renováveis vende abaixo dos 50 euros por megawatt, enquanto em Portugal vende acima dos 100 euros por megawatt”, conclui o estudo citado.
Para poder comentar deves entrar na tua conta