Centro logístico

Sustentabilidade é pilar primário no progresso logístico de Portugal

A procura de espaços logísticos em Portugal superou largamente a oferta existente durante o primeiro trimestre de 2025, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Esta grande procura tem levado ao aumento dos preços e da concorrência, intensificando também a pressão sobre a disponibilização de infraestruturas modernas e bem localizadas.
Energia renovável em Portugal

Futuro apagão? Portugal na rota certa para a neutralidade carbónica

Dos produtores de renováveis às empresas de combustíveis, todos no setor energético estão confiantes no caminho que está a ser feito para a neutralidade carbónica, trajeto que vai contar com o hidrogénio verde, apesar do atraso no arranque da produção.“Vamos cumprir as metas do Plano Nacional de Ene
instalar paineis

Remodelar a casa: quanto custa instalar painéis solares

Nos últimos anos, o interesse por fontes de energia renováveis tem crescido exponencialmente, impulsionado quer pela preocupação ambiental e quer pela necessidade de reduzir os custos energéticos. Entre as opções disponíveis, os painéis solares destacam-se como uma das soluções mais eficazes.
Renovar a casa

Renovação de edifícios em Portugal está longe da meta de 49% até 2030

Hoje, Portugal enfrenta o grande desafio do combate à pobreza energética, tendo metas de renovação de casas e de outros imóveis bem ambiciosas. Mas, até agora, pouco foi feito no nosso país. Portugal apenas renovou 3,9% dos edifícios residenciais e não residenciais, desde 2018, estando longe da meta para 2030 de 49%. É por isso que é preciso acelerar a taxa de renovação dos edifícios, especialmente no setor residencial.

“Imobiliário tem papel crucial na construção de um futuro mais verde”

“Apesar do aumento da consciencialização sobre a importância da sustentabilidade, ainda há muito a ser feito para que o setor imobiliário se torne verdadeiramente sustentável”. O alerta é dado por Márcia Pereira, CEO da Bandora, startup portuguesa que ambiciona revolucionar a gestão energética em smart buildings através da utilização de Inteligência Artificial (IA). Em entrevista ao idealista/news, a responsável considera que “a sustentabilidade não é apenas uma tendência”, mas sim “uma necessidade urgente para o futuro do planeta”. E deixa um aviso: “O setor imobiliário tem um papel crucial na construção de um futuro mais verde e sustentável”. 
EDP e Decathlon assinam parceria para instalação de painéis solares

EDP instala até 42 mil painéis solares em lojas Decathlon na Europa

A EDP foi selecionada pela Decathlon para instalar até 80 projetos de produção de energia renovável nos edifícios da empresa em seis países europeus. “Vão ser instalados até 42 mil painéis solares nos telhados, estacionamentos cobertos e outros locais da Decathlon, alcançando uma capacidade instalada de até 21 megawatts-pico (MWp)”, refere a EDP, um dos principais impulsionadores de energia solar descentralizada na Europa. 
Instalação de painéis solares em Portugal

Painéis solares: projetos de autoconsumo atraem portugueses

No início de março, a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) tinha 890 pedidos de criação de projetos de autoconsumo coletivo, sendo que 480 estavam registados (com autorização para instalar painéis solares), 244 em análise, 144 a aguardar resposta dos promotores a pedidos de esclarecimento adicionais e 42 certificados. Trata-se de um aumento de 175% num espaço de oito meses: entre junho de 2023 e março de 2024.
Instalação de painéis solares em Portugal

Instalação de painéis solares para autoconsumo a crescer em Portugal

No final de junho, Portugal contabilizava 2.980 megawatts (MW) de capacidade fotovoltaica em operação, mais 419 MW que a potência solar existente no final de 2022. Trata-se de cerca de metade da capacidade adicionada em todo o ano passado (860 MW), o que mostra que 2023 está a ter um ritmo de expansão da energia solar em Portugal em linha com o do ano passado. Um valor, no entanto, aquém do que será necessário para que o país cumpra com as novas metas que o Governo propõe para 2030. 
Painéis solares em casa

Governo pode incluir painéis solares por subscrição em novo apoio

O Programa de Apoio Edifícios Residenciais + Sustentáveis volta em 2023 com uma dotação total de 100 milhões de euros para financiar, por exemplo, a substituição de janelas e a instalação de painéis fotovoltaicos em casa. A instalação de painéis solares em habitações, por subscrição, já é uma realidade em Portugal desde o ano passado, mas o Governo pondera incluir esta modalidade num próximo aviso do Programa Edifícios Mais Sustentáveis, ou até mesmo lançar um novo instrumento específico para este propósito.
Instalar painéis solares em casa

Painéis solares em casa: 5 erros a evitar na instalação

A eficiência energética das habitações e as energias renováveis são temas na ordem do dia. E em Portugal há novos apoios para quem quiser melhorar o desempenho energético da sua casa. O Programa de Apoio Edifícios Residenciais + Sustentáveis está de volta este ano com uma dotação total de 100 milhões de euros para financiar, por exemplo, a instalação de painéis fotovoltaicos em casa. Mas instalar painéis solares em casa não é tarefa fácil, havendo vários pontos a considerar. Toma nota.
É em Guimarães que há mais unidades de produção para autoconsumo

Energia: Portugal aposta nas unidades de produção para autoconsumo

Há em Portugal mais de 131 mil unidades de produção para autoconsumo (as chamadas UPAC) de energia, que são sobretudo instalações fotovoltaicas diretamente ligadas a um consumidor. É em Guimarães que existem mais, são 3.650 instalações. Seixal e Vila Nova de Famalicão completam o pódio, ocupando o segundo e terceiro lugares do ranking, com 3.192 e 3.190 UPAC, respetivamente.
Casas em Vilamoura

Vilamoura vai fornecer energia solar a 15.000 famílias

O empreendimento residencial e turístico de Vilamoura, no Algarve, decidiu criar uma Comunidade de Energia Renovável (CER) com 60.000 m2 de painéis fotovoltaicos, até 2035, que irão fornecer eletricidade a 15.000 famílias, tornando-se pioneiro na aplicação de legislação recente. “O objetivo é sermo
Dicas para poupar energia em casa

Energia a subir? Dicas para baixar o valor da fatura e ser sustentável

O custo da energia é um dos que mais pesa no orçamento mensal das famílias, sendo uma despesa que tem vindo a subir nos últimos tempos, na sequência da crise energética que se vive um pouco por todo o mundo. Em Portugal, o preço da eletricidade em mercado regulado aumentou 1,6% em janeiro, em relação ao mês anterior, sendo que a subida ascenderá a 3,3% face à média do ano passado. É crucial, portanto, poupar. Quer na carteira quer no planeta. Como? Damos algumas dicas sobre o tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Caldas da Rainha vai ter um Bairro Solar

Energia mais acessível: EDP cria Bairro Solar nas Caldas da Rainha

A EDP Comercial vai criar uma Comunidade de Energia nas Caldas da Rainha que “vai beneficiar com energia mais acessível centenas de famílias e empresas da cidade”, revela a empresa em comunicado, salientando que o projeto Bairro Solar envolve também 35 famílias vulneráveis que vão receber benefícios pela criação desta comunidade solar para autoconsumo.
Consumo de energia elétrica em Portugal

Consumo de energia baixou 2,4% em Portugal em novembro

Em novembro, o consumo de energia elétrica em Portugal cifrou-se em 4.183 GWh, o que representa uma descida de 2,4% em relação ao mês homólogo (4.286 GWh). Em causa estão dados divulgados recentemente pela ADENE – Agência para a Energia. 
Transição energética em Portugal

Futuro de Portugal é ser “exportador de energia verde”, avança Costa

A crise energética está instalada na Europa. Tudo começou quando eclodiu a guerra na Ucrânia, um conflito que travou o abastecimento de gás russo no espaço europeu. Desde então, os preços dos produtos energéticos estão a escalar. E a importância de apostar em energias renováveis voltou para a ribalta. Portugal está comprometido em atingir a neutralidade carbónica até 2050, tanto que poderá ser antecipada para 2024. E a intenção do primeiro-ministro sobre esta matéria ainda vai mais longe: “Temos a ambição [de ser] exportadores de energia verde”, declarou António Costa.