
O prazo para a entrega de propostas para a concessão do Oceanário de Lisboa terminou sexta-feira, dia 12, e o Governo recebeu cinco propostas. Na lista estão a Sociedade Francisco Manuel dos Santos, a Mundo Aquático (dona do Zoomarine), os espanhóis da Aspro Parks (donos do Aqualand Algarve) e da Parque Reunidos (donos do L'Oceanografic ou e do Zoo Aquarium) e os franceses da Compagnie des Alpes (donos do Parc Astérix).
Segundo o Jornal de Negócios, a grande novidade na lista de candidatos é a Parque Reunidos, que tem um portefólio de 54 parques sob gestão em países como Espanha (como o L'Oceanografic ou o Zoo Aquarium), França, Inglaterra, Bélgica, Dinamarca, Argentina ou EUA.
De referir que o Governo decidiu concessionar o Oceanário de Lisboa, equipamento que a Parque Expo transferiu para o Estado por 54,2 milhões de euros no âmbito do seu plano de extinção. Em 2014, a infraestrutura gerou lucros de 1,49 milhões de euros. O prazo de concessão é de 30 anos e o Executivo estima arercadar 40 milhões de euros com a concessão do equipamento.
Para poder comentar deves entrar na tua conta