O comércio online está a aumentar em Portugal, pelo que as pessoas estão a optar cada vez mais por fazer compras através da internet, quer em operações, quer em montante. No ano passado, foram realizadas 12,9 milhões de compras online, num valor superior a 922 milhões de euros. Trata-se de um aumento de 14,2% e 10,4%, respetivamente, face a 2013.
Em causa estão dados que constam no estudo “Online Consumer Payments Analytics”, realizado pela SIBS em conjunto com a Datamonitor. Segundo o mesmo, Portugal ainda está longe de apresentar valores semelhantes aos do Reino Unido, Suécia e Holanda, líderes europeus ao nível do comércio eletrónico, mas o cenário pode vir a mudar.
De acordo com o Dinheiro Vivo, que se apoia no referido estudo, o consumo médio de cada agregado familiar por ano é de 600 euros em Portugal e Itália. Em Espanha é de 900 euros, na Holanda é de 2.200, na Suécia é de 2.400 euros e no Reino Unido é de 4.000.
A liderar as compras online estão as estadias em hotéis e a compra de bilhetes de avião. Seguem-se roupas e sapatos, CD/DVD/jogos/livros, produtos para a casa, saúde e beleza, comida e bebida e bricolage e jardim, por esta ordem.
O estudo revela ainda que cerca de 24% das compras online dos portugueses é efetuada ao nível nacional, seguindo-se o Reino Unido com 23% e depois Espanha e Irlanda (9% cada).
Para poder comentar deves entrar na tua conta