O Espírito Santo Plaza, arranha-céus que a Espírito Santo International (ESI), tinha no centro financeiro de Miami está à venda foi vendido por 142 milhões de dólares (125,6 milhões de euros) a uma filial do grupo imobiliário Gaedeke, segundo a imprensa local. Este imóvel, que pertencia à Rioforte, foi colocado no mercado em 2014 no âmbito da falência da holding do Grupo Espírito Santo.
A operação foi conduzida pela Exan Capital, empresa norte-americana especializada na venda de imóveis, que foi contratada pelo Tribunal do Luxemburgo - responsável pela insolvência da ESI, a "holding" de topo do Grupo Espírito Santo.
O encaixe da transação poderá vir a reverter para o BES "mau", uma vez que, segundo afirmou Ricardo Salgado no Parlamento, o edifício foi dado como garantia de financiamentos concedidos pelo banco à Esfil e ao ES Bank Panamá, escreveu em tempos o Jornal de Negócios.
O ES Plaza tem 35 andares, dez dos quais albergam o Conrad Hotel, do grupo Hilton, área não incluída nesta operação. Nos pisos de escritórios estão instalados, entre outros, o ES Bank Miami, banco o BES tem à venda, as instituições financeiras Wells Fargo e Nomura Securities, além do consulado francês.
Para poder comentar deves entrar na tua conta