Termina hoje o prazo para lesados do BES aceitarem mecanismo de compensação
Os cerca de 4 mil clientes lesados do papel comercial do BES têm até esta sexta-feira para indicarem se aceitam aderir ao mecanismo que os visa compensar pelas perdas sofridas. Para já, esta auscultação, que já terá tido uma adesão superior a 90%, não tem caráter vinculativo, mas servirá para saber quantos clientes lesados querem de facto assinar o contrato de adesão ao modelo encontrado para tentar minimizar as perdas.
 Fraude imobiliária: dona de mediadora condenada a quatro anos de prisão por burlar BES
O julgamento dos cinco arguidos suspeitos de terem burlado o BES através da compra fraudulenta de uma casa terminou com a condenação de quatro dos réus e a absolvição do quinto, Júlio Maurito, o único presente na sala de audiências do Tribunal de Santa Maria da Feira. Rosalina Dias da Silva, dona da imobiliária onde foi engendrada a burla, foi condenada a quatro anos e nove meses de prisão efetiva, mas está em paradeiro incerto.
 GES vende arranha-céus em Miami por 142 milhões de dólares
O edifício Espírito Santo Plaza foi vendido por 142 milhões de dólares (125,6 milhões de euros) a uma filial do grupo imobiliário Gaedeke, segundo a imprensa local. Este imóvel, que pertencia à Rioforte, foi colocado no mercado em 2014 no âmbito da falência da holdingdo Grupo Espírito Santo.
Salgado mandava falsificar as contas da dona do BES desde 2000
O ex-presidente do agora falido Banco Espírito Santo (BES) dava orientações a um funcionário da sucursal suíça da Espírito Santo Services (ESS) para que as contas fossem falsificadas. E o Banco de Portugal acusa agora Ricardo Salgado de manipular as contas do BES desde 2008. Contudo, uma testemunha denuncia que tal já acontecia desde o ano 2000.
Espírito Santo Hotéis declarada insolvente pelo Tribunal de Lisboa
A empresa do Grupo Espírito Santo (GES) que controlava os hotéis Tivoli está falida e foi agora declarada insolvente pelo Tribunal de Lisboa. Este processo de insolvência da Espírito Santo Hotéis está, no entanto, a decorrer de forma independente da operação e dos processos especiais de revitalização (PER) ligados à Tivoli Hotels & Resorts.
Imóveis da família Espírito Santo no Brasil estão à venda
A Rioforte, “holding” do Grupo Espírito Santo (GES) que se encontra sob gestão judicial nomeada pelo tribunal do Luxemburgo, iniciou a venda da participação da participação de 66% que detém na Property Brasil, que concentra alguns dos ativos mais emblemáticos da família Espírito Santo naquele país.
 Arranha-céus do GES em Miami à venda (bem como outros ativos dos Espírito Santo)
O Espírito Santo Plaza, arranha-céus que a Espírito Santo International tinha no centro financeiro de Miami, está à venda. A operação está a ser conduzida pela Exan Capital.
 Construção: Almerindo Marques compra Opway ao GES
A antiga administração da Opway, liderada por Almerindo Marques, vai adquirir a construtora ao Grupo Espírito Santo (GES), por 1,3 milhões de euros. Inicialmente, a empresa portuguesa era para ter ficado nas mãos dos moçambicanos da Nadhari, que ofereceram, em leilão, cinco milhões de euros. Mas não entregaram, depois, as garantias financeiras a que estavam obrigados, pelo que já era expectável que a Opway fosse alienada aos antigos gestores.
Fundo Blackstone compra 10 ativos imobiliários ao Novo Banco por 220 milhões
O fundo de investimento americano Blackstone adquiriu dez ativos imobiliários à gestora de fundos do Novo Banco (antigo Banco Espírito Santo). Em causa estão cinco espaços comerciais e cinco armazéns.
Rioforte aceita vender 51% da ES Saúde à Fidelidade
A Rio Forte, que controla a Espírito Santo Health Care Investments (ESHCI), aceitou vender à Fidelidade a participação de 51% que detém na Espírito Santo Saúde (ES Saúde), que detém o Hospital da Luz e o Hospital de Loures (em regime de parceria público-privada). Uma decisão, comunicada esta manhã à CMVM, que surge depois dos chineses da Fosun, que controlam a Fidelidade, terem aumentado para 5,01 euros o preço que oferecem por cada ação no âmbito na Oferta Pública de Aquisição (OPA).
 Novo Banco prepara venda de ativos imobiliários no valor de 200 milhões
O Novo Banco quer vender ativos imobiliários no valor de cerca de 200 milhões de euros. Segundo a Bloomberg, que cita três pessoas com conhecimento da operação, estão em causa cerca de 20 propriedades comerciais, entre elas lojas, escritórios e armazéns, que estão na posse da Espírito Santo Ativos Financeiros (ESAF).
Família Espírito Santo recebeu milhões de euros de comissões na compra de submarinos
Os cinco principais clãs Espírito Santo discutiram pormenores das comissões recebidas através da Escom, do negócio da compra dos submarinos, no Conselho Superior do Grupo Espírito Santo (GES).
BdP já está a descongelar contas da família Espírito Santo
O Banco de Portugal (BdP) já começou a descongelar contas de familiares de antigos administradores do Banco Espírito Santo (BES). Algumas dessas contas foram, no entanto, deixadas sem dinheiro.
 Grupo mexicano lança OPA sobre Espírito Santo Saúde a 4,30 euros por ação
O grupo mexicano Ángeles lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) voluntária sobre a totalidade do capital da Espírito Santo Saúde (ESS), oferecendo 4,30 euros por ação, acima do valor de mercado. O preço representa um prémio de 9% face à cotação de fecho desta terça-feira e avalia o grupo em 410 milhões de euros.
Caixa recebeu 200 milhões em novos depósitos no dia em que nasceu o Novo Banco
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) continua a ser o banco refúgio dos portugueses em momentos de crise no setor financeiro nacional. Prova disso mesmo parecem ser os 200 milhões de euros que foram depositados por particulares no banco do Estado, no dia da abertura do Novo Banco - formado com a parte "boa" do BES, após a intervenção do Banco de Portugal.
 Rumores do dia
Crise no BES abre porta a fusões e aquisições na banca portuguesa: A crise no Banco Espírito Santo (BES) deverá abrir a porta a novas fusões e aquisições na banca portuguesa.
Regulador investiga "ajuda" da PT ao Grupo Espírito Santo
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) já tem uma investigação formal à compra de dívida do GES pela Portugal Telecom (PT). A empresa já está preparada para não receber o dinheiro - mas tenta ganhar garantias.
 Rumores do dia
TC decide cortes nas pensões antes de juízes irem de férias: O Tribunal Constitucional (TC) deve anunciar os veredictos sobre a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) e os novos descontos para a ADSE antes das férias dos juízes, que começam a 15 de agosto. Caso contrário, e se este objetivo não for cumprido, o assunto só será retomado depois de 15 de setembro. (Jornal de Negócios)
Guerra no Grupo Espírito Santo: quem é a nova vítima do clã?
A guerra no Grupo Espírito Santo (GES) está cada vez mais quente na esfera pública. Agora foram reveladas, com detalhe, operações do BES Angola (BESA) que podem conduzir ao reconhecimento de uma perda equivalente a 80% do crédito concedido por aquele banco. Em causa estão 5,7 mil milhões de dólares.
 "Irregularidades graves" e dívida escondida da dona do BES alertam justiça portuguesa
As "irregularidades graves" e os mil milhões de euros de dívida escondida nas contas da Espírito Santo International (ESI) estão a chamar a atenção da justiça portuguesa. A PGR ainda não recebeu a auditoria feita pelo BdP à principal holding do Grupo Espírito Santo (GES), mas Joana Marques Vidal está a ponderar pedi-la ao supervisor financeiro para averiguar se há matéria relevante para investigação.
BESI lidera emissão de dívida da maior construtora mexicana
O Banco Espírito Santo de Investimento (BESI) participou como “Joint Bookrunner” na emissão de “bonds” da maior construtora mexicana, a Empresas ICA, S.A.B de C.V. (ICA), que emitiu 700 milhões de dólares de obrigações a dez anos (não resgatáveis até cinco anos) com um cupão de 8,875%, reforçando assim a sua liquidez e alongando o perfil da sua dívida.
Espírito Santo prepara venda de empresas para sobreviver
Um dos grupos mais influentes e importantes do país presentes em vários sectores, desde a banca com o BES, à saúde e passando pelo turismo, está a passar por uma profunda reestruturação. O Grupe Espírito Santo (GES) está em rápida mudança, a vender ativos para sobreviver e é certo que nada será como dantes.
Empresa que controla BES em "situação financeira grave"
A auditoria do Banco de Portugal (BdP) ao Espírito Santo International "identificou irregularidades nas contas" da "holding" de controlo do Grupo Espírito Santo, que apresenta "uma situação financeira grave". O BES admite que pode incorrer num risco reputacional devido à situação da ESI, "apesar de não ser responsável" pelas fragilidades.
 BES baixa spreads a clientes antigos que querem trocar de casa
O BES lançou uma solução para as famílias que querem trocar de casa, mas que não o fazem devido aos custos elevados que teriam de suportar nos novos créditos. Na prática, os clientes com créditos mais antigos – anteriores a 2010 – que procuram uma casa nova perdem os spreads que tinham, próximos dos 0%, mas garantem spreads inferiores aos praticados no mercado atualmente, a rondar os 2%.
 Radiografia do dia: Quem são as pessoas mais ricas do País?
Em tempos de crise e de austeridade, as 25 maiores fortunas de Portugal aumentaram 2,3 mil milhões de euros (mais 16% que o ano passado) e estão avaliadas em 16,7 mil milhões de euros, o equivalente a 10% do PIB.