O Banco Popular está em conversações com o ministro da Economia espanhol para a criação de um “banco mau” para o setor imobiliário. O projeto para reunir ativos imobiliário numa nova instituição no valor de pelo menos 5.000 milhões de euros já foi também ao Banco de Espanha.
O Banco Popular acumulou mais de 16.000 milhões de euros em imóveis e pretende aproveitar a tendência de recuperação que já se sente no mercado espanhol para lançar uma empresa independente que seja gerida por especialistas, separada do banco, segundo escreve o El Confidencial.
A operação, ainda de acordo com o jornal espanhol, poderia ser um alívio para a instituição financeira na requisição de capital imposta pelo Banco Central Europeu (BCE), porque permitiria reduzir o peso dos ativos ponderados pelo risco no seu balanço.
A iniciativa visa também estabelecer uma fronteira mais clara entre as atividades próprias do negócio financeiro e as que resultaram de operações que o Banco Popular teve de assumir na sequência da crise.
Para poder comentar deves entrar na tua conta