Os investidores internacionais estão cada vez mais de olhos postos no setor imobiliário hoteleiro africano, que está em franco crescimento. Segundo o estudo “Spotlight on Africa: Opportunity on the Horizon”, da consultora JLL, o potencial de investimento em hotéis em África melhorou significativamente na última década, mas continua a “apresentar bastantes desafios”.
Os números revelados pela JLL são reveladores, com as previsões a apontarem para que o número de turistas aumente 5,7% por ano no continente. A consultora “espera que a procura hoteleira aumente a uma taxa de 5% ao ano entre 2015 e 2017”, sendo que determinados países apresentam “uma trajetória de crescimento mais elevada enquanto outros mercados se encontram em contração”.
O estudo concluiu que 46% dos investidores querem investir na promoção de hotéis em África enquanto 17% estão a olhar apenas para aquisições e 37% procuram os dois tipos de operação. “Este é o reflexo da natureza emergente do imobiliário hoteleiro em África”, refere a empresa em comunicado.
Para Xander Nijnens, vice-presidente Sénior da JLL Hotels & Hospitality Group para a África Subsariana, “os investidores locais e regionais dominam o investimento hoteleiro e a propriedade de hotéis nesta região”. “Os próximos anos serão de uma significativa evolução na paisagem do imobiliário hoteleiro em África, e antecipamos que o capital global fluirá para o setor quando surgirem as oportunidades certas”, referiu o responsável.
Já Karina Simões, vice-presidente do Hotels & Hospitality Group da JLL em Portugal, considera que se está “a assistir a uma recuperação sustentada do mercado turístico” em África. “Com o crescente número de oportunidades de investimento em hotéis, verifica-se elevado potencial para a entrada de marcas hoteleiras internacionais, num mercado onde se registam os mais baixos rácios de quartos com marca associada por milhão de habitantes”, concluiu.
 
 
 
 
 
 
 
Para poder comentar deves entrar na tua conta